Nova variante da covid-19 descoberta em São Paulo já causa preocupações

Compartilhe essa reportagem:

 

A Secretaria de Saúde do estado de São Paulo confirmou nesta terça-feira (8) a existência de dois casos de covid-19 provocados pela nova variante Ômicron (BQ.1.1), no município de São Paulo. A nova cepa foi identificada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com a secretaria, os casos estão sob investigação epidemiológica das vigilâncias municipal e estadual.

“A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético e, até o momento, há dois casos da nova variante Ômicron (BQ.1.1) no município de São Paulo”, diz o texto de nota da secretaria.

Segundo a pasta, a higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel, e a vacinação contra a covid-19 continuam sendo cruciais para evitar o contágio da doença.

A NOVA VARIANTE

Responsável por uma nova onda de casos de Covid-19 na Europa, a nova variante do coronavírus, chamada de BQ.1.1 foi identificada nesta segunda-feira (7) no Espírito Santo. O anúncio foi feito pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

O registro ocorre dois dias depois a descoberta de um novo caso no Rio de Janeiro, no último sábado (5). A paciente diagnosticada na cidade já estava com a quarta dose da vacina e teve apenas sintomas leves. Ela não havia viajado para outras regiões recentemente. A BQ.1.1 já havia sido detectada no Amazonas, em 20 de outubro. A nova descoberta fortalece a suposição de que a variante já circula em diferentes locais do país.

A BQ.1.1 não é considerada mais grave que as outras variantes, porém tem maior poder de transmissão. Os sintomas são os mesmos já conhecidos do coronavírus, como dor de cabeça, tosse, febre, dor de garganta, cansaço, perda de olfato e paladar.

Com informações da Agência Brasil

 

 


Compartilhe essa reportagem: