NOTA DE ESCLARECIMENTO

Compartilhe essa reportagem:

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, vem a público posicionar-se a respeito da matéria veiculada no site do SINTRAM, qual seja: “Em oficio, Daniela Dias Vasconcelos, diretora de Atenção à Saúde da Prefeitura de Divinópolis tenta coagir agentes de saúde e de combates a endemias”, matéria esta repercutida em diferentes mídias do Município.

Em resumo, a matéria alude que os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate à Endemias de Divinópolis foram surpreendidos com o conteúdo de um suposto ofício, qual seja: ofício circular DAPS-SMS Nº 602/2022, que teria sido encaminhado a todos os supervisores de Unidades de Atenção Primária. Este ofício, taxado de intimidatório, continha orientações relacionadas ao protocolo legal que deve ser observado por ocasião da deflagração de movimentos grevistas e/ou paredistas, bem como das indissociáveis repercussões administrativas deles decorrentes.

De início, a Secretaria Municipal de Saúde informa que não remeteu nenhum ofício (ou mesmo mensagem nos aplicativos de rápido acionamento) aos supervisores de unidade e entende que, ao publicar a matéria, a entidade sindical negligenciou um princípio elementar do jornalismo que é a checagem das fontes, bem como do mínimo indício de veracidade das informações recebidas que, dada a natureza da instituição, por vezes, podem estar impregnadas de parcialidade desmedida.

Ainda que não tenhamos identificado nenhum conteúdo intimidatório no suposto ofício cuja autoria recaiu sobre a Diretora Daniela Dias Vasconcelos, conclamamos qualquer servidor que tenha recebido o suposto ofício a se manifestar publicamente e, assim, contradizer o que ora reputamos ser uma conduta caluniosa.

Por complemento, importa destacar outro elemento que, por si, já deveria ter lançado suspeição sobre a inconsistência da informação aportada no sindicato: como os servidores mobilizados estão lotados em diretorias distintas, caso a Secretaria Municipal de Saúde tivesse optado por expedir ofício disciplinador do manejo administrativo do movimento, este ofício certamente seria capitaneado pelo Secretário.

Analisando o contexto da matéria e da exposição temerária de uma servidora que busca incansavelmente ampliar e, sobretudo, qualificar a atenção primária no Município de Divinópolis, entendemos que a entidade sindical alimentou animosidades, muitas vezes advindas, tão somente, da deliberada oposição à mudança e à insubmissão ao regramento procedimental, que é a matriz de qualquer instituição ou segmento que ambicione a excelência.

Por fim, entendemos pertinente ressaltar que o trabalho do gestor é, deveras, complexo, pois requer o manejo das expectativas de setores e/ou grupos que, por vezes, se justapõem, conciliando-as com o inafastável interesse público. Lado outro, para quem pode, por força da natureza da instituição que representa, tomar como bandeira apenas um lado da realidade, até mesmo a justa ponderação é submetida à crítica.

Reforçando nosso compromisso com a valorização do servidor e com incontigenciável obrigação legal de não realizar despesas sem lastro financeiro, colocamo-nos à disposição para outros esclarecimentos que se fizerem necessários.

Divinópolis, 15 de agosto de 2022
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

 

 


Compartilhe essa reportagem: