Plano de Carreira dos Servidores de Bom Despacho avança para a penúltima etapa de elaboração

Compartilhe essa reportagem:

A revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores de Bom Despacho está sendo muito aguardada pelo funcionalismo municipal.  O Sintram, por meio de sua assessoria de comunicação, entrou em contato com a empresa vencedora da licitação para revisão do plano de cargos, carreiras e salários, Perfix  Assessoria e Consultoria Ltda, para ter informações do andamento do processo, já que desde julho de 2020 a empresa foi qualificada para execução da demanda. Em entrevista ao sindicato, o diretor de operações da Perfix, Ivan Jacomassi, destacou que a revisão envolve quatro grandes etapas e até o momento já foram concluídas as duas primeiras. O diretor não soube precisar quando será concluída revisão do plano, visto que atualmente a empresa está aguardando documentação solicitada ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais – BDPrev.

O diretor do Sintram, Wantuil Alves, afirma que em reunião com o prefeito pedirá retorno das Comissões de Servidores

Em entrevista ao Sintram, o diretor de operações da Perfix Consultoria, Ivan Jacomassi, que é o responsável pelo projeto junto à Prefeitura de Bom Despacho, informou que atualmente a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários avançou para a terceira etapa dos trabalhos, a qual é mais complexa e exigirá mais tempo de trabalho da empresa. Sobre as etapas já realizadas, o diretor informou que, preliminarmente, foi feito um estudo em relação à legislação do município, o plano de cargos e salários vigente e uma análise/confrontação do posicionamento salarial do município em relação à região. “Essa é a prática técnica recomendada, quando nós fazemos uma análise de pesquisa salarial, por exemplo, nós confrontamos o cargo em questão com o mercado, no qual ele está inserido. Uso aqui a palavra mercado, mas com plena caracterização da área pública, onde ele está aplicado”, disse.

Ainda na primeira etapa, o diretor explicou também que foi feita uma análise da estrutura de cargos existentes, as atribuições, os níveis de complexidade, ou seja, todo um diagnóstico em relação à estrutura do plano de cargos e carreiras atualmente existente em Bom Despacho.

FOLHA DE PAGAMENTO

Já na segunda etapa do processo, o diretor informou que foi realizada análise da folha de pagamento da Prefeitura, a estrutura existente, as rubricas pagas, os valores salariais, ou seja, uma análise detalhada de todas as informações. “É importante frisar que cada etapa contempla dezenas e dezenas de páginas de análise”, frisou o diretor.

Segundo o diretor, neste momento, a empresa está na etapa três de revisão/elaboração do plano, a qual envolve a construção de uma proposta de adequação do plano de cargos e salários vigente.  “Essa é uma etapa bastante complexa e um pouco mais demorada. Apesar de entendermos toda a ansiedade que existe,  os servidores têm uma grande expectativa sempre, isso é absolutamente normal, mas é uma etapa, que demanda bastante cuidado porque quando falamos em construir um plano de cargos e ajustar não significa fazer aquilo, que simplesmente é desejado, mas sim, aquilo que é possível, porque existe uma preocupação com as finanças do município,  é inclusive uma obrigação legal da Prefeitura, dos  gestores. Não é uma opção, é uma obrigação  dos gestores e ela precisa ser observada com muito cuidado”, explicou o diretor.

Neste  sentido, Ivan Jacomassi disse que a Perfix está sendo avaliado tanto o tipo de proposta, que é possível como também os impactos financeiros e atuariais decorrentes. “É muito importante, que se mantenha a viabilidade financeira e a solvência do município não pensando somente nos servidores  ativos, aqueles que estão atuando hoje, mas naqueles que já estão aposentados, que fazem uso do Fundo de Previdência do Município. Essa solvência tem que ser avaliada com muito carinho, cuidado, porque é aquela velha expressão que conhecemos: você não pode matar a galinha, que bota os ovos porque senão todos ficam sem ovos. Por isso, essa é uma etapa bastante cautelosa e é nela que nos encontramos neste momento”, declarou.

ÚLTIMA ETAPA

O diretor explica que na quarta e última etapa será a fase de apresentação das propostas pela administração municipal.  “Na quarta etapa o município irá tornar público a proposta, a estrutura, o porquê que está sendo feito, os impactos decorrentes, inclusive com apresentação à Câmara de Vereadores, porque isso implica em um projeto de lei”, explicou.

Questionado se havia um cronograma estabelecido junto à administração municipal para conclusão dos trabalhos, o diretor informou que ainda não há uma data definida, pois neste momento a empresa está aguardando dados solicitados ao Instituto de Previdência – BDPrev. “ Preciso dos materiais deles para avaliar essa questão”, finalizou o Ivan.

SINTRAM

A diretoria do Sintram encaminhou ontem (16/02) ofício ao prefeito municipal, Bertolino Bertolino da Costa Neto, com objetivo de tratar assuntos de interesse da categoria, entre as pautas será destacada a importância da participação dos servidores e sindicato na discussão do plano de carreira, antes do fechamento do projeto de lei, a ser enviado à Câmara. “Nosso objetivo é viabilizar o retorno do trabalho das Comissões de Servidores do quadro geral e da saúde. É fundamental essa participação e diálogo entre as partes, uma vez que o Plano de Carreira é o futuro dos servidores, a classe precisa ser ouvida e conhecer o planejamento da administração sobre essa revisão/estruturação dos planos”, declarou o diretor de planejamento, Vantuil Alves.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: