Às vésperas do Dia da Consciência Negra, homem negro é espancado até a morte por seguranças do Carrefour; veja o vídeo

Compartilhe essa reportagem:

Um homem negro foi espancado e morto por dois seguranças de uma unidade do Carrefour no bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre, na véspera do dia da Consciência Negra. Segundo relatos, João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi levado após um desentendimento para o estacionamento do hipermercado, onde a agressão o levou à morte. O homicídio foi gravado, e o vídeo corre nas redes sociais. O assunto está entre os mais comentados da internet hoje, dia em que se celebra a Consciência Negra.

Os seguranças envolvidos na operação – um deles um policial militar – estão presos. O Carrefour disse em nota que lamenta o ocorrido e que fará imediatamente o rompimento do contrato com a empresa de segurança, assim como a demissão do gerente da loja no momento da agressão. A loja permanecerá fechada, em sinal de respeito.

O caso, ocorrido no fim da noite desta quinta-feira (19), gerou rápida reação da classe política, e é o assunto mais comentado das redes sociais desde o início do dia. Clique aqui e veja o vídeo com as fortes cenas do espancamento.

A candidata a prefeita pelo PCdoB à prefeitura de Porto Alegre, Manuela D’Ávila, afirmou que é preciso encarar o racismo de frente. “O racismo que estrutura as relações de nossa sociedade precisa ser enfrentado de frente. As mulheres e homens brancos precisam assumir a sua responsabilidade na luta antirracista. Qual pessoa branca você viu ser vítima dessa violência?”, questionou Manuela.

Sebastião Melo (MDB), que está no segundo turno contra Manuela pela prefeitura de Porto Alegre, também se manifestou. Ambos estavam no debate organizado pela TV Bandeirantes no momento do crime. “Acabo de saber da morte de um homem negro por seguranças do Carrefour da zona norte aqui de Porto Alegre. Um absurdo! As cenas são chocantes. Justamente no dia Nacional de luta contra o racismo. Medidas rigorosas devem ser tomadas imediatamente”, disse o candidato.

Matheus Gomes, eleito no último domingo para um mandato na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, anunciou em rede social que uma manifestação, protagonizada por movimentos negros, ocorrerá na porta do mercado ainda nesta sexta-feira. “Acabei de ver as cenas do assassinato de João Alberto, espancado até a morte no Carrefour da ZN! Um homem negro morto a socos! Os seguranças o asfixiaram com o joelho nas costas! Não relativizem: isso nunca ocorreu com pessoas brancas dentro de um supermercado”, escreveu o vereador eleito em sua rede social.

Fonte: Congresso em Foco

 

 


Compartilhe essa reportagem: