Trabalhadores da cidade de Cláudio já podem sacar de forma extraordinária o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para cidades em situação de calamidade. O município foi um dos afetados pelas fortes chuvas que atingiram o Estado recentemente, causando enchentes.
Para ter acesso ao benefício, é preciso morar em um dos endereços informados pela Defesa Civil à Caixa, além de possuir saldo positivo na conta e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.
Os trabalhadores da cidade podem solicitar o saque até 14 de abril e a liberação deve ser feita por meio do aplicativo FGTS, não sendo necessário comparecer a uma agência.
Ao registrar a solicitação é possível indicar a conta na Caixa, inclusive da poupança digital, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo. O prazo para retorno da análise e crédito, caso aprovado, é de cinco dias úteis.
VEJA COMO PROCEDER
Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
INFORMAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO:
Carteira de Identidade – também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro (a).
Além de Cláudio, moradores de mais cinco cidades da região central do Estado também estão autorizados a fazer o saque do FGTS: Dores do Indaiá, Juatuba, Mateus Leme, Onça do Pitangui e Santo Antônio do Monte o dinheiro.
ESTADO DE EMERGÊNCIA
A cidade de Cláudio está em estado de emergência desde o dia 12 de janeiro. De acordo com o prefeito Reginaldo de Freitas Santos, as chuvas provocaram danos materiais em residências, vias públicas, pontes e equipamentos públicos diversos, decorrentes de deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos. Ainda segundo o prefeito, o estado de emergência foi decretado, também “em decorrência dos danos humanos, ambientais e materiais causados pelo evento, diversos são os prejuízos, com indiscutível lesão ao patrimônio público e particular”, declarou.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: A intensidade das chuvas em Cláudio nos dois primeiros meses do ano, exigiu que a Prefeitura divulgasse alertas meteorológicos, como ocorreu, por exemplo, no dia 10 de fevereiro