Vila Vicentina explica surto de covid-19 que atingiu a 15 internos da instituição

Compartilhe essa reportagem:

 

Em nota distribuída à imprensa, as Obras Assistenciais São Vicente de Paulo, conhecida com Vila Vicentina Padre Libério no Bairro Niterói, fez uma abordagem sobre o surto de covid-19 que atingiu 15 internos da unidade.

De acordo com a nota, “desde que a nova diretoria da instituição assumiu em maio/2022, vem sendo tomadas todas as medidas de segurança e cuidados com relação à prevenção da covid-19, visto que uma das primeiras providências adotadas foi a abertura da instituição para a comunidade, diante das denúncias anteriores. Todavia, a direção e equipe técnica vinham preventivamente trabalhando com um plano de ação, caso houvessem casos de covid na instituição”.

A nota informa que no final do mês de julho e início do mês de agosto a instituição teve ciência de que três funcionários testaram positivo, em períodos distintos. No último dia 4 de agosto um idoso que estava internado na UPA, foi diagnosticado positivo, por teste rápido. No mesmo dia, outro idoso que também estava na UPA também testou positivo. No dia seguinte, a direção baixou a Portaria 01/2022, suspendendo visitas e saída de idosos para passeios, mantendo, todavia, apenas as visitas técnicas ou de seus colaboradores e prestadores de serviços.

Diante desta informação de diagnóstico de dois casos de COVID de moradores, a responsável técnica recomendou a testagem em massa na instituição. Para tanto, foi feito contato com o Posto de Saúde do Bairro Niterói que disponibilizou dez testes rápidos, dos quais sete foram positivos. Os dez idosos testados eram internos que tiveram contato com os outros idosos ou mesmo porque apresentaram sintomas. Na segunda-feira passada foram realizados mais testes em todos os demais internos da Vila, com mais quatro diagnósticos positivos, totalizando 15 contaminados, todos do sexo masculino.

Apenas dois precisaram ser hospitalizados, além daqueles dois que já se encontravam na UPA. Atualmente dos quatro, dois já retornaram para a instituição. Os demais passam bem, a maioria assintomáticos, sendo monitorados dentro da instituição, isolados dos demais internos e sob vigilância intensiva de cuidadores e da equipe de enfermagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 

 


Compartilhe essa reportagem: