Janete Aparecida busca experiências em projetos que estão longe da realidade de Divinópolis

A vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida da Silva (Avante), completa hoje o quinto dia da visita que faz à cidade de Medellin, na Colômbia. É a terceira viagem internacional feita pela vice-prefeita em 2025 e na cidade colombiana, segundo informa a Prefeitura, ela integra uma “missão técnica” do Sebrae/MG. A vice-prefeita viajou no dia 9 e retornará na próxima segunda-feira (17).
A Prefeitura informa que a vice-prefeita foi conhecer projetos de referência em urbanismo, inovação e inclusão social, além de encontros com lideranças e especialistas. O Sebrae não divulgou nenhuma informação sobre a viagem.
Janete Aparecida tem se esforçado para mostrar a importância da viagem em suas redes sociais. Nas últimas 24 horas, ela postou atividades com empresários modelos de mobilidade implantados na cidade colombiana. Uma das experiências mostradas pela vice-prefeita, são tendas de atendimento psicológico que estão instaladas ao longo das estações do metrô. Ela relatou que durante todo o horário comercial um psicólogo está presente nessas tendas para atendimento a qualquer cidadão, sem necessidade de hora marcada.
Janete também mostrou sua experiência no transporte coletivo integrado, que reúne teleféricos e metrô. Os teleféricos transportam os moradores da parte alta da cidade para as dezenas de estações do metrô que estão nas partes baixas.
Pelo que mostrou até agora, a vice-prefeita praticamente confirma que a viagem não será de grande utilidade para trazer experiências que possam ser aplicadas em Divinópolis. Impossível imaginar psicólogos disponíveis em paradas de ônibus e o transporte integrado é algo impensável. Vale lembrar que até mesmo o transporte coletivo com linhas bairro/centro, que eram muito mais eficientes para os usuários, foi banido em Divinópolis por pressão das empresas e adotou-se o modelo bairro a bairro, tornando as viagens muito mais longas e demoradas.
Outro fator que mostra a discrepância das duas cidades é o índice populacional. Medellin tem 2,6 milhões de habitante, contra 242,3 mil em Divinópolis. Medellin exige soluções arrojadas em mobilidade urbana, como por exemplo, metrô e teleféricos para um transporte integrado. Em Divinópolis, soluções domésticas, como o cumprimento contratual do transporte coletivo conforme está escrito já seria suficiente para acabar com os principais problemas, que são superlotação, atrasos e descumprimento de horários. O que falta na verdade, me fiscalização da Prefeitura para que o contrato seja cumprido.
DIÁRIAS
A Prefeitura informou que as despesas referentes a passagens aéreas, hospedagem e seguro-viagem foram integralmente custeadas pelo Sebrae Minas. Já a alimentação deverá ser bancada pela Prefeitura. Já foi feito o empenho no valor de R$ 1.276,56 para oito diárias de alimentação da vice-prefeita. De acordo com as cotações divulgadas pelo Banco Central as 10h38 desta quinta-feira (14), o Real estava cotado a 757,6 pesos colombianos. Assim, o valor recebido pela vice-prefeita, feita a conversão de acordo com a cotação da manhã de hoje, corresponde a 957 mil pesos colombianos.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação