Um dia após a reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), o secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo da Silva e a Comissão de Saúde da Câmara, os vereadores integrantes da Comissão destacaram a importância do resultado do encontro. A reunião foi realizada na Câmara e o Sintram foi representado pela presidente, Luciana Santos, e pelo vice-presidente, Wellington Silva, e pela diretora de formação sindical, Geise Silva. O objetivo foi buscar uma solução imediata para a demanda apresentada pelo Sindicato há mais de três meses para a inclusão dos coveiros no grupo prioritário para a vacinação contra a covid-19.
Como resultado do encontro, o secretário Alan Rodrigo garantiu que coveiros e servidores do Serviço Municipal do Luto serão vacinados já na próxima remessa de imunizantes a ser enviada pelo Estado. Além disso, o secretário também garantiu a vacinação para os assistentes sociais, outra reivindicação do Sintram.
Para a vereadora Lohanna França (CDN), integrante da Comissão de Saúde, a vacinação dos coveiros era um desejo popular. “Um dia de conquistas para a Comissão e para a cidade. Conseguimos atender um desejo popular que foi a inclusão dos coveiros e assistentes sociais no plano prioritário de vacinação contra a Covid-19”, destacou a vereadora.
O presidente da Comissão de Saúde, José Braz (PV), disse que é muito importante que a Comissão trabalhe em defesa dos servidores. “É fundamental trabalharmos em prol desta classe que está na ponta dos serviços à comunidade”, assegurou.
Já o vereador Israel Mendonça, o Israel da Farmácia (PDT), secretário da Comissão de Saúde e que recentemente se recuperou da Covid-19, também reforçou a importância de se buscar mais eficácia no plano de vacinação. “Seguimos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, mas essa inclusão dos coveiros foi fundamental. São profissionais que lidam diariamente com a exposição ao vírus. É uma vitória para nós”, conclui o vereador.
LUTA DO SINTRAM
A presidente do Sintram, Luciana Santos, destaca que o Sintram vem trabalhando desde o início da pandemia para garantir a segurança de todos os servidores de sua base. “A vacinação dos coveiros e dos assistentes sociais está entre as muitas demandas que estamos defendendo desde o início da pandemia. Essa conquista, como definiu a vereadora Lohanna França, é fruto de um incansável trabalho que a diretoria do Sindicato vem realizando. Estamos atentos a todas as situações de nossa base e nossa meta é garantir que todos os servidores sejam vacinados o mais breve possível, como também tenham asseguradas todas as condições de trabalho, que lhes permitam executar suas atividades com total segurança”, disse a presidente.
Já o vice-presidente, Wellington Silva, lembra que o Sintram vem realizando vistorias nos locais de trabalho, como também não tem fugido de sua responsabilidade quando situações irregulares são encontradas. “Estamos permanentemente fazendo vistorias nos mais diversos setores da administração municipal e temos conseguido resultados satisfatórios, como é o caso dos equipamentos de proteção individual, que estão sendo atualizados e fornecidos aos servidores. Quando necessário, buscamos ajuda do Ministério Público, da Câmara de Vereadores, enfim, estamos atentos e vamos continuar fiscalizando para que todas as garantias e direitos dos servidores sejam preservados”, afiançou o vice-presidente.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram