(37) 3216-8484  Avenida Getúlio Vargas 21 Centro, Divinópolis - MG
Compartilhe essa reportagem:

Câmara instaura Comissão para investigar irregularidades na pasta

Vereadora Tainara Andrade liderou o pedido de investigação na Câmara (Foto:Reprodução/Instagram)

A presidente da Câmara Municipal de Carmo do Cajuru, Débora Nogueira (Podemos) acaba de nomear uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar graves denúncias de irregularidades na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.  O pedido de investigação foi feito pela vereadora Tainara Andrade (PT). As denúncias envolvem favorecimento e assédio a servidores e apontam para a utilização de bens públicos para beneficiar terceiros.

A vereadora Tainara Andrade, que é advogada, explica que a Câmara de Carmo do Cajuru não possui legislação específica para instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), motivo pelo qual foi nomeada uma Comissão Especial, com poderes de uma Comissão Parlamentar. Para a instauração da Comissão Especial seriam necessárias quatro assinaturas, porém, de última hora, o vereador Rafael Nunes (PDT), que havia se comprometido em assinar o documento se negou a assinar o requerimento.

O pedido de investigação foi protocolado com três assinaturas – Tainara Andrade (PT), Rafael Moreira PCdoB, e Marcelo Caetano (Podemos). Segundo Tainara Andrade, diante da gravidade das denúncias, a presidente da Câmara, de ofício, instaurou a Comissão de investigação.

A portaria que instruiu a instauração da Comissão Especial diz que serão apurados o uso de servidores e máquinas em serviços particulares, obras mal feitas, inacabadas ou fora do que foi combinado em contrato e pagamento a empresas sem que os serviços tenham sido prestados.

A vereadora Tainara Andrade diz que a situação é mais grave. Ela afirma que há denúncias que certamente entrarão na investigação. “Recebemos denúncias de servidores de assédio moral, assédio sexual e até tentativa de estupro. Também houve denúncias de furto de óleo diesel e favorecimento ao setor privado com o uso de máquinas e equipamentos”, assegurou.

Tainara Andrade, que iniciou o movimento pela investigação na Câmara para a instauração da Comissão, diz que são denúncias muito graves, que partiram principalmente de servidores. “Há servidores se sentido ameaçados, sofrendo assédio e precisamos investigar isso e dar uma resposta ao povo”, afirma.

Tainara Andrade relatou o caso de uma servidora que teria ficado trancada no banheiro por horas seguidas para fugir de uma possível tentativa de estupro.

A Secretaria de Obras é ocupada pelo funcionário comissionado Marcos Daniel. Esse mesmo cargo já foi ocupado em administrações anteriores pelo Prefeito Vinicios Camargos (PP).

Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação


Compartilhe essa reportagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *