Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (20) a Prefeitura de Divinópolis, comunicou a instabilidade no Sistema Tributário do Município. Segundo a Prefeitura, a instabilidade foi provocada pela migração de dados que ainda não foi concluída. Para contextualizar a situação, o Portal do Sintram explica: a Prefeitura mudou a empresa que fornece o software utilizado no Sistema de Gestão Integrado, que movimenta toda a rede de tecnologia da Prefeitura. A nova empresa, a Betha, assumiu o sistema em junho e ainda não conseguiu concluir toda sua instalação, o que vem provocando de forma recorrente a suspensão de serviços essenciais, como por exemplo, a emissão de notas fiscais eletrônicas, operações no sistema de saúde, entre outros.
Na nota oficial a Prefeitura disse que a instabilidade dos últimos dois dias “ocorreu devido a uma migração [de dados] que acontece de forma gradativa e por esse motivo, algumas informações ainda não foram transferidas e estão faltantes no sistema. A plataforma é responsável pelos serviços tributários e todos outros de informação usados pela prefeitura, além de emissões de guias, recálculos de guias e certidões negativas”, disse a Prefeitura. Segundo a nota, ainda não há previsão para normalização dos serviços.
NA CÂMARA
Na sessão da Câmara desta quinta-feira (21), o vereador Ademir Silva (MDB) criticou duramente mais uma paralisação do sistema, situação que vem se repetindo desde o início do segundo semestre. O vereador mostrou uma foto feita nesta quinta-feira (21) mostrando o centro do sistema de tecnologia da Prefeitura totalmente paralisado. Não há servidores trabalhando, os computadores estão desligados e o vereador fez chacota da situação: “Mais parado que água de lagoa”, zombou o vereador do MDB.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram