Vendaval causa estragos em escola, na UPA Padre Roberto, provoca queda de árvores e Prefeitura adota Plano de Contingência

Compartilhe essa reportagem:

Prefeitura continua o trabalho de retirada de árvores das ruas da cidade (Fotos: Diretoria de Comunicação)

Um vendaval com rajadas de vento que chegaram a quase 80 quilômetros por hora atingiu Divinópolis pouco depois das 16h desta terça-feira, último dia do mês de outubro. Em menos de uma hora o vendaval causou estragos em vários pontos da cidade.

Na UPA Padre Roberto, a tenda usada para abrigo aos usuários veio abaixo. Segundo a UPA, antes do acidente, as pessoas que aguardavam atendimento foram remanejadas e abrigadas na recepção da unidade. Ninguém ficou ferido e segundo nota da Prefeitura, a empresa responsável pela tenda já foi notificada.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) destacou que as tendas não serão mais necessárias após a conclusão da obra de reforma, que está sendo realizada na sala de espera da unidade.

Tenda desaba na UPA

ESCOLA

O vendaval também provocou estragos na Escola Municipal Dionísio Joaquim Rodrigues, que está localizada no Bairro Jardinópolis. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a equipe de engenharia da Prefeitura esteve no local e constatou que alguns pontos, como corredores e passagens, apresentaram leves goteiras nos toldos, que serão corrigidos. As salas e demais dependências não sofreram prejuízos. As aulas não foram interrompidas durante o vendaval e todos os alunos e servidores tiveram sua segurança mantida.

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros iniciaram uma força-tarefa logo após a chuva para iniciar a retirada das árvores caídas, evitar acidentes na rede elétrica e liberar vias onde o trânsito foi interrompido. A Cemig também foi acionada para desligar a rede até a retirada das árvores.

Logo após as chuvas, a força-tarefa trabalhou nos seguintes endereços:

– Rua Bahia nº 389 no Centro;
– Rua Joaquim Martins de Paula (fundo da empresa AGL) no bairro Morada Nova;
– Rua Coronel Júlio Ribeiro e Rua Benjamim de Oliveira no bairro Esplanada
– Rua Antônio Isaac Ferreira nº 441 no bairro Rancho Alegre.
– Rua Piauí próximo à Rua Sergipe
– Praça do Santuário – em frente à Escola Padre Matias
– Rua Júlio Nogueira, entre as ruas Caratinga e Joaquim Januário – no bairro São Miguel.

PLANO DE CONTINGÊNCIA

No início da tarde desta quarta-feira (01/11), a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) anunciou um Plano de Contingência em decorrência do vendaval de ontem. Segundo a Semsur, as ações estão concentradas na retirada das árvores que caíram, obstruindo de alguma forma o trânsito.  Essa ação está sendo realizada nos seguintes pontos da cidade:

– Rua Benjamin de Oliveira, Praça Maria Fumaça e Rua Coronel Júlio Ribeiro, no bairro Esplanada
– Rua Antônio Olímpio de Morais, Centro, entre as ruas Pernambuco e Sergipe
– Rua Júlio Nogueira, bairro São Judas, entre as ruas Caratinga e Januário
– Rua Érico Veríssimo, bairro São José
– Avenida Magalhães Pinto, bairro Niterói, próximo a siderúrgica
– Avenida Rubi, bairro Niterói
– Rua Flora, bairro Vila Romana
– Rua José Tomaz, bairro Manoel Valinhas
– Rua Rio De Janeiro, bairro Santo Antônio
– Escola São Vicente, bairro Niterói
– Rua Rio Grande Do Sul, bairro Centro
– Rua Capinópolis, Bairro São José, esquina com Afrânio Peixoto
– Rua Camacho, Bairro São José
– Rua Alagoas, Bairro São Judas
– Rua Bahia, Centro
– Rua Águia, Bairro Serra Verde, esquina com Amadeu Silva
– Rua Castanheira, Bairro Jardinópolis
– Rua Valdemar Faustino, Bairro Belvedere
– Rua Califórnia, bairro Santa Rosa
– Rua José Penha Laine, Bairro Santa Lúcia
– Cemitério Bom Pastor e Rua Itamaramdiba, no Bairro Bom Pastor
– Avenida Ibirité, Bairro Alvorada
– Ermida

A chuva também atingiu o sistema de semáforos da cidade. Em vários pontos os equipamentos foram desligados. Na maioria dos locais a Secretaria de Trânsito já restabeleceu o serviço. Entretanto, ainda há cruzamentos sem a sinalização luminosa. Até as 14h, por exemplo, os semáforos continuavam desligados no cruzamento da Avenida 21 de Abril com Rua Rio de Janeiro, na Praça do Santuário.

PREVISÃO

De acordo com o Instituto de Meteorologia Climatempo, a previsão para o feriadão em Divinópolis é de chuva, com possibilidade de ocorrência de pancadas fortes. Para esta quarta-feira, a previsão é de 20 mm de chuva, com pancadas no final da tarde e a noite. Para amanhã, quinta-feira (2), feriado de Finados, o Instituto prevê chuva de 15 mm, com pancadas a qualquer hora do dia. Já na sexta-feira (3) estão previstos 11 mm e 14 mm para sábado (4). A chuva diminui no domingo, mas volta a cair com mais intensidade na terça-feira (7).

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: