Universidade apresenta resultados de pesquisa sobre uso de drogas entre estudantes nas escolas da rede municipal de ensino de Divinópolis

Compartilhe essa reportagem:

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará o I Seminário de Educação e Prevenção do Uso de Drogas por Adolescentes no próximo dia 28, a partir de 13h. O evento será realizado no campus da Universidade Federal de São João del Rei, Campus Centro Oeste (UFSJ-CCO).

Uma das principais atividades do evento será a apresentação dos resultados iniciais da pesquisa “Adolescentes de Escolas Públicas: Prevalência do Uso de Drogas, Determinantes Sociais de Saúde e Distribuição Espacial”. A pesquisa foi realizada pelo professor doutor da UFSJ, Richardson Miranda Machado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), abrangendo as escolas da rede municipal de ensino.

De acordo com a Diretoria de Comunicação da Prefeitura, a primeira fase da pesquisa foi realizada com avaliação por amostragem, envolvendo todas as escolas municipais de Divinópolis. Foram avaliados adolescentes sobre o uso de álcool e outras drogas, depressão, ansiedade e estresse. A segunda parte do projeto contará com a avaliação clínica que analisará a questão da síndrome metabólica dos adolescentes e polimorfismos genéticos.

A pesquisa mostra como os estudantes das escolas públicas municipais têm acesso às drogas. Também foram pesquisados estudantes de parte das escolas da rede estadual. Os resultados do levantamento foram divididos e mapeados por região e serão revelados na íntegra durante a realização do Seminário, que discutirá propostas e estratégias para intervenção, prevenção e controle dessa situação nas escolas públicas do município.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

13h às 13h30 – Mesa de abertura:

  • Participação da secretária municipal de Educação, Andréia Dimas, da superintendente regional de Ensino, Luiza Coimbra e do Richardson Miranda.
  • 13h30 às 15h – Apresentação dos resultados da pesquisa: “Adolescentes de Escolas Públicas: Prevalência do Uso de Drogas, Determinantes Sociais de Saúde e Distribuição Espacial” pela mestre em Ciência, Lídia Borges da UFSJ.
  • 15h às 15h30h – Apresentação do projeto Germina Dons – Reinserção Social para Indivíduos e Famílias no Processo de Reconstrução Existencial frente aos Problemas Associados ao Uso e Dependência de Substâncias Psicoativas. Participação da psicóloga Carolina Barros, membro da Organização da Sociedade Civil (OSC) da cidade de Formiga.
  • 15h30 às 16h – Lançamento do livro: “Sala de Aula Invertida: Propostas Lúdicas para a Prevenção do Uso e Abuso de Substâncias”. Presença de Richardson Miranda e dos discentes do Programa de Educação Tutorial (PET) – Da Loucura à Ciência, da UFSJ.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Reprodução/UFSJ

 

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: