TSE determina à Câmara afastamento imediato de Diego Espino do cargo

Compartilhe essa reportagem:

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já notificou oficialmente à Câmara Municipal de Divinópolis do resultado do julgamento do recurso especial, aceito por unanimidade, que decretou a anulação dos votos dados ao PSL em Divinópolis nas eleições proporcionais de 2020. Com a decisão, o vereador Diego Espino, atualmente no PSC, perdeu o mandato.

No comunicado oficial enviado á Câmara, o TSE determinou a execução imediata da decisão, independentemente de publicação. Em nota, a Câmara informou que “a Justiça Eleitoral fará o recálculo dos quocientes eleitorais e partidários das eleições proporcionais de 2020 em Divinópolis para definir o novo ocupante do cargo”.

Com a determinação do TSE, o afastamento de Diego Espino do cargo deverá ser oficializado ainda nesta quinta-feira (30). Na nota, a Câmara não explica como será conduzido o processo, como também não presta informações sobre o afastamento de Espino.

Embora a nota oficial da Câmara afirme que será necessário o recálculo dos votos para se definir o suplente, a notícia de ontem é de que o cargo será ocupado por Lauro Henrique Rodrigues de Carvalho, o Capitão América, eleito suplente pelo partido Republicanos, que foi o autor do recurso no TSE que culminou com a perda do mandato de Diego Espino. Entretanto, a Câmara trata isso como informação extraoficial e só convocará o suplente após o recálculo dos votos dados ao PSL.

Numa rede social, o prefeito Gleidson Azevedo (Novo) comentou a decisão do TSE e afirmou que “Divinópolis perdeu um dos maiores representantes do povo”. O presidente da Câmara, Israel Mendonça, o Israel da Farmácia (PDT), também usou uma rede social para declarar solidariedade a Diego Espino.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: