A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) continua acompanhando a evolução da pandemia do coronavirus na região, especialmente nas cidades de sua base territorial. Além de medidas adotadas para proteção dos seus funcionários, o sindicato também acompanha a segurança dos servidores dos municípios, em especial os que estão na linha de frente de combate ao Covid-19.
Para a presidente do Sintram, Luciana Santos, as medidas protetivas devem ser mantidas, pois o pico da doença em Minas está sendo atingido nesse mês, com avanço significativo para o interior. “Cobramos responsabilidade dos prefeitos na proteção dos trabalhadores e principalmente muita prudência, pois ainda não se pode relaxar. A Covid-19 está avançando e os trabalhadores municipais que atuam nos sistemas de saúde estão em exposição permanente. Temos tido boa resposta nesse sentido das prefeituras e nossa expectativa é de que os gestores permaneçam atentos para que nossos servidores possam exercer seu trabalho com bastante segurança”, diz a presidente.
A seguir veja um balanço da situação da pandemia nos municípios da base do Sintram. De acordo com o Painel de Monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apenas três municípios da base do Sindicato não registraram nenhum caso até agora: Tapiraí, Conceição do Pará e Candeias. A seguir veja a situação nas outras cidades da base do Sintram, de acordo com os últimos boletins epidemiológicos das secretarias municipais de Saúde.
ARAÚJOS – De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado na segunda-feira, o número de casos confirmados subiu para 15, sendo que nove pessoas já estão curadas. O número de casos suspeitos notificados é de nove. Seis casos positivos permanecem em isolamento. Até agora foram 131 notificações.
BAMBUI – Nesse município são 18 casos confirmados, dois aguardando resultado de exames, enquanto 26 estão em monitoramento e isolamento. Não há pacientes internados pela Covid=19 no município.
BOM DESPACHO – Na cidade são 129 casos confirmados, dos quais 15 estão em isolamento domiciliar e três internados. Há ainda 448 casos suspeitos, com 56 em isolamento domiciliar e seis hospitalizados. Duas pessoas morreram na cidade vítimas da Covid-19.
CAMACHO – Até agora foram apenas seis notificações no município, sendo que cinco já foram descartados e um caso continua em monitoração.
ITAPECERICA – No município são 26 casos confirmados e 11 aguardam resultados de exames. Desde junho, a Prefeitura aumentou a testagem seguindo orientação do protocolo do Ministério da Saúde, com a realização de testes rápidos. Foram testados todos os pacientes com sintomas gripais acompanhados nos postos de saúde a partir do décimo dia de indícios, funcionários que integram a rede de saúde do município e o quadro da Santa Casa, funcionários da sede da Prefeitura, do anexo da Prefeitura situado no antigo Fórum e do Fórum de Itapecerica. Nos próximos dias serão testados os funcionários da Câmara Municipal e os motoristas da rede de saúde.
LAGOA DA PRATA – Nesta cidade já são 329 casos confirmados, dos quais 31 estão em isolamento domiciliar e quatro pacientes estão internados, dos quais três em unidades de terapia intensiva. Cinco pessoas morreram vítimas da Covid-19 na cidade.
LUZ – De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município registrou três casos positivos para Covid-19 nas últimas 24 horas, sendo dois pacientes do sexo feminino, 25 e 47 anos e, uma criança do sexo masculino de dois anos de idade. Todos se encontram em Isolamento Domiciliar. Até agora no município são 74 casos confirmados (11 em isolamento domiciliar, um em isolamento hospitalar, 61 recuperados e uma morte)
PEDRA DO INDAIÁ – Três casos confirmados no município e oito suspeitos que permanecem em isolamento domiciliar.
SANTO ANTONIO DO MONTE – O último boletim epidemiológico informa que são 66 casos confirmados, sendo que seis permanecem em isolamento domiciliar e os outros 60 já estão recuperados. Há ainda 102 casos em monitoramento dos quais dois seguem internados e 100 em isolamento domiciliar.
SÃO GONÇALO DO PARÁ – São 12 casos confirmados e uma pessoa morreu vítima da Covid-19, enquanto 16 casos suspeitos estão sob investigação.
OUTROS MUNICÍPIOS
Os municípios a seguir não publicam o boletim epidemiológico. Os dados são do Painel de Monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde. Nestas cidades não ocorreram óbitos em razão da Covid-19. Os números referem-se aos casos confirmados.
Carmo da Mata – 9
Carmo do Cajuru – 84
Claudio – 63
Florestal – 34
Igaratinga= 2
Iguatama – 14
Japaraiba – 20
Leandro Ferreira – 13
Moema – 76
Pains – 7
Perdigão – 38
Texto: Jotha Lee
Comunicação Sintram