Primeiros resultados da fiscalização são divulgados e auditores encontram pacientes em corredores em várias unidades

O Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE) iniciou nesta terça-feira (4), uma nova fase da Operação Saúde, fiscalização simultânea em unidades de saúde por todo o estado. A operação tem o objetivo de verificar, de forma minuciosa, como está sendo a prestação de serviços de saúde nas unidades públicas do estado e dos municípios.
Com mais de 100 auditores envolvidos, a operação conta, ainda, com uma sala de controle, na sede do TCE, para receber, em tempo real, as informações enviadas pelos fiscais. De acordo com o Tribunal, a partir do momento que o auditor detectar alguma irregularidade, de dentro do hospital ele irá preencher um questionário eletrônico, que automaticamente será encaminhado à sala de controle.
Segundo o Tribunal, cerca de 70% da população mineira dependem exclusivamente da saúde pública e, por isso, o TCE planeja avaliar diversos eixos temáticos ao longo do trabalho. Os detalhes do que será fiscalizado pelo TCE não poderão ser divulgados previamente, para não comprometer o resultado da auditoria.
DIVINÓPOLIS E REGIÃO
A assessoria de imprensa do TCE informou ao Portal do Sintram que Divinópolis e todas as cidades da base do sindicato passarão pela auditoria. O pente fino vai avaliar as unidades de saúde das cidades da base, assim como começou hoje em outros municípios do Estado. O TCE informou que as inspeções não são comunicadas com antecedência exatamente para não haver uma maquiagem para a fiscalização.
A fiscalização vai abranger os hospitais públicos e conveniados com o SUS e as unidades de Pronto Atendimento, cujas gestões são de responsabilidade do poder público municipal. No caso de Divinópolis, por exemplo, a fiscalização será feita no Hospital São João de Deus e na UPA Padre Roberto. A gestão da UPA, embora seja conduzida por um Consórcio, é responsabilidade do município, que terceiriza o serviço desde que a unidade entrou em operação em 2014.

PRIMEIRO DIA
Nesse primeiro dia de fiscalização, os auditores do TCE estão nas cidades de Almenara, Diamantina, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Contagem, Unaí, Bocaiuva, Grão Mongol, Frutal, Mantena, Santa Maria do Suaçui e Muriaé.
No início da tarde o TCE divulgou os primeiros resultados da Operação. Veja um resumo:
UNAÍ – Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado – pátio de ventilação com infiltração nas paredes. Medicamentos de alto custo e de uso sob prescrição médica sem controle adequado.
ALMENARA – Hospital Deraldo Guimarães – banheiro disponibilizado aos usuários sem acessibilidade. Paciente em atendimento no corredor.
BELO HORIZONTE – UPA LESTE – Medicamento vencido em outubro2025. Paciente em observação no corredor.
BOCAIÚVA – Hospital Regional Dr. Gil Alves – pacientes em atendimento no corredor.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação
Com informações da Assessoria do TCE