Sintram vai a Carmo do Cajuru cobrar agilidade na realização do concurso público pela Prefeitura

Compartilhe essa reportagem:

Em atendimento a solicitação dos próprios servidores públicos, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), vem cobrando a realização de concurso público pela Prefeitura de Carmo do Cajuru. Uma das principais metas com a realização do certame é aumentar a receita do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Carmo do Cajuru (Prevcarmo) e com isso garantir sua viabilidade.

Em julho, o prefeito Edson Vilela, garantiu que as primeiras providências para a realização do concurso já haviam sido tomadas. Ele informou que um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Administração  contabilizou 121 cargos estão vagos nesta administração, a maioria por aposentadoria dos servidores. Os concursos públicos estão suspensos pela Lei Complementar Federal nº 173/2020, exceto para preenchimento de cargos em vacância, o que é o caso de Carmo do Cajuru.

No dia 24 de agosto, o prefeito publicou a Portaria 349 nomeando uma Comissão Especial para supervisionar e acompanhar a realização do concurso público na cidade.  A reivindicação para realização do certame é pauta do funcionalismo municipal, retirada em assembleia do Sintram, já que a recomposição da massa de servidores efetivos é fundamental para resguardar a saúde financeira do Prevcarmo.

REUNIÃO

Nesta quarta-feira (23), o vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, e a conselheira Lucilândia Monteiro, reuniram-se com a Secretária de Administração de Carmo do Cajuru, Kenya Dias. A reunião teve como objetivo cobrar quais outras medidas já foram adotadas para a realização do concurso. Segundo Lucilândia Monteiro, a secretária informou que já foi contratada a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), da Universidade Federal de Minas Gerais, para cuidar de toda a gestão em relação ao concurso. A Fundep ficará responsável pela elaboração de provas, gestão financeira, assessoria jurídica e de comunicação, atendimento ao público, recebimento de inscrições, impressão e aplicação das provas até a publicação dos resultados.

De acordo com Lucilândia Monteiro, o edital já está em fase de elaboração, porém não há uma data definida para sua publicação. Ainda segundo a conselheira, a administração de Carmo do Cajuru se mostrou bastante receptiva e garantiu que a realização do concurso é uma das prioridades da atual gestão.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: