Sintram suspende Campanha do Imposto de Renda Solidário por 20 dias

Compartilhe essa reportagem:

Diante da pandemia de coronavírus e a necessidade de evitar aglomerações  e considerando ainda o fato da Prefeitura de Divinópolis  ter decretado “Situação de emergência” e o município estar classificado como “Zona de Transmissão”  do COVID- 19 , a diretoria do Sintram  decidiu suspender durante 20 dias a Campanha Imposto de Renda Solidário, que estava sendo realizada na sede do sindicato. Está suspenso também o plantão de atendimento programado para este sábado (21) em Carmo do Cajuru, que iria ocorrer na sede do Prevcarmo.

 

O prazo para a entrega da declaração do imposto de renda está previsto para encerrar no dia 30 de abril. Porém há indicativos que poderá haver prorrogação por parte da Receita Federal. Isso porque ontem o primeiro-vice-presidente do Senado, Antônio Anastasia (PSD-MG), enviou ofício ao ministro da Economia, Paulo Guedes, solicitando a prorrogação do prazo da entrega das declarações do Imposto de Renda de 2020. Anastasia explicou que vários contribuintes têm encontrado dificuldades em providenciar toda a documentação exigida pela Refeita Federal desde que foram adotadas diversas restrições de circulação de pessoas devido ao coronavírus.

 

Além disso, o site de notícias IG informou que a Receita está avaliando essa possibilidade. De acordo com o Portal,  devido ao Covid-19, o Fisco avalia que há grupos de contribuintes que podem não conseguir entregar a declaração a tempo, mesmo que a maioria das pessoas envie a documentação dentro do prazo. Os técnicos responsáveis pelo IR no Ministério da Economia estão acompanhando diariamente a situação das declarações pendentes, o avanço da doença e como ela pode afetar também o trabalho da Receita Federal. Tudo isso será levado em conta, antes de ser tomada uma decisão final. Alguns do servidores da Receita Federal que trabalham diretamente no Imposto de Renda da Pessoa Física já estão trabalhando em suas casas.

Até a última segunda-feira, a Receita Federal recebeu entregues 4,6 milhões de declarações do Imposto de Renda. O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1h e 5h. O governo espera receber 32 milhões de declarações. O governo também avalia antecipar a restituição do Imposto de Renda a quem tem esse direito. Neste ano, estão programados cinco lotes de restituição do IR, sendo o primeiro no fim de maio e o último em setembro. Esses lotes poderiam ser agrupados, por exemplo.

 

Diretoria Sintram

A diretoria do Sintram informou que a medida de suspensão da Campanha do IR Solidário é importante para proteger os próprios servidores, os funcionários do sindicato  e a população. “A recomendação das autoridades de saúde é que evitar ao máximo sair de casa e aglomerações , então essa medida foi pensada na saúde e segurança dos próprios servidores, funcionários do Sintram e a  população . Assim que passar esses 20 dias, vamos verificar como estará o andamento da pandemia em nosso país e cidade e iremos comunicar a todos. Há também a expectativa do adiamento para a entrega da declaração, então pedimos a todos que acompanhem nossos informativos que iremos comunicar o retorno da Campanha e ninguém ficará prejudicado”, explicou a presidente do sindicato Luciana Santos.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: