O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) se une ao movimento sindical brasileiro para saudar a vitória da democracia, após um ano da tentativa golpista de traidores da Pátria. A escalada golpista que culminou com o ato criminoso do dia 8 de janeiro de 2023 organizada por extremistas da direita que não aceitaram o resultado legítimo das urnas, não conseguiu abalar a democracia, que continua sólida desde que o país colocou fim à ditadura militar em 1985.
O movimento sindical é ciente de que o país precisa avançar em suas políticas públicas, que foram duramente abaladas no governo antecessor. Continua defendendo, como base da dignidade de um povo, mais inclusão social, geração de empregos, industrialização, acesso à saúde através do fortalecimento do SUS, garantia de educação de qualidade para todo o cidadão. E só podemos atingir a esse objetivo através dos esforços das instituições democráticas.
Durante quatro anos de um governo que flertava com um golpe, chegamos muito perto de uma grave ruptura institucional. A democracia, pela qual o movimento sindical lutou bravamente, esteve sob o risco de ser destruída.
O movimento sindical sempre esteve na linha de frente da luta por um Brasil democrático. O Sintram faz parte desse movimento. Neste 8 de janeiro, conclamamos ao povo brasileiro, em especial ao povo de nossa região, a refletir sobre o que vivemos nos quatro anos do governo passado, onde se negou a ciência, a democracia, e nos colocou de frente com o extremismo direitista, que tentou reimplantar no Brasil o regime perverso da ditadura.
O Sintram, como uma das maiores instituições sindicais do Brasil, continuará firme na defesa da democracia e pronto para a luta contra aqueles que atentarem contra a nossa liberdade. Nossa instituição permanecerá atenta, lutando pelos direitos de todos os trabalhadores e defendendo o que for melhor para todo o povo brasileiro.
A Diretoria