Cumprindo o seu papel de legítimo representante dos servidores públicos municipais de 36 cidades do centro-oeste de Minas, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro Oeste (Sintram) vem a público repudiar a matéria publicada pela Prefeitura de Bom Despacho, no dia 1º de abril, intitulada: “Pela 1ª vez na história, servidores receberam um projeto concreto para criação de um Plano de Carreira”.
Em um claro ataque ao trabalho que o Sintram está fazendo junto ao funcionalismo público municipal acerca dos Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), apresentados pelo Executivo Municipal no dia 15 de março, a atual administração bondespachense tenta menosprezar as ações que a diretoria do Sindicato tem promovido na cidade em busca da garantia e preservação dos direitos dos servidores municipais.
Na matéria, o Executivo Municipal afirma que o Sindicato foi irresponsável ao levar à Câmara um projeto da Prefeitura que está em fase de discussão, porém é importante ressaltar que a diretoria do Sintram já se posicionou contra as propostas apresentadas pela Prefeitura, pois foram encontradas várias divergências nos projetos, e ambos ferem o princípio da isonomia.
O Sindicato destaca que o vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, e a diretora de formação sindical, Geise Silva se reuniram com os vereadores de Bom Despacho, na última quinta-feira, 31, com o intuito de trazer os parlamentares para o debate, visto que há grandes riscos de perdas de direitos dos servidores municipais caso as propostas elaboradas pela Prefeitura sejam aprovadas.
O Sintram lamenta que a atual administração opte pelo caminho de ataques, uma vez que a construção de um Plano de Cargos deve ser pautada pelo diálogo aberto entre Executivo, Legislativo, Sindicato e servidores.
O Sindicato reforça que respeitando todos os encaminhamentos aprovados pela categoria durante a reunião realizada no dia 23 de março, com a comissão revisora dos Planos de Cargos, já está de posse do contrato com a empresa contratada pela Prefeitura para elaborar as propostas, se reuniu com os vereadores de Bom Despacho, solicitou a prorrogação do prazo para a entrega da avaliação dos projetos, e realizará esta semana uma Assembleia Geral com os servidores para debater o assunto.
Análise
A diretoria do Sintram informa ainda que já está analisando o contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa Perfix, para a elaboração dos projetos, e as aparentes inconsistências apontadas pela Comissão Revisora do Plano de Cargos ao Sindicato. O Sintram ressalta que não tem como finalidade fazer oposição a qualquer administração, e que sua missão do é defender única e exclusivamente os direitos dos servidores públicos municipais.
Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram