Sintram realizará quinta edição do projeto “IR Solidário”

Compartilhe essa reportagem:

O presidente do Sintram, Marco Aurélio Gomes, participou das edições anteriores do IR Solidário (Foto: arquivo/Sintram)

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro Oeste (Sintram) realizará pelo quinto ano consecutivo a campanha “Imposto de Renda Solidário”, que tem como objetivo beneficiar os servidores públicos municipais da base de representação do sindicato com a declaração gratuita do IR, e arrecadar alimentos para doar para instituições que atendem famílias em situação de vulnerabilidade financeira.

A ação será realizada em parceria com as faculdades Pitágoras e UNA, com a CTN Contabilidade/Grupo Dias e Bebiano, e a Receita Federal como órgão consultivo/orientador representada pelos agentes Paulo Batista e Anderson Saleme. O “IR Solidário” será realizado de 1º de abril e 8 de maio. Os interessados poderão entregar seus documentos na sede do Sintram, até às 17h, no último dia da campanha. A comissão destaca que o diferencial deste ano é que serão feitas tanto as declarações simplificadas, quanto as completas.

“Outro diferencial este ano é que os contribuintes que a declaração do IR der ‘a pagar’ poderão destinar 3% do valor ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e 3% para o Fundo do Idoso. O Sintram escolheu a Adefom, então se o contribuinte tiver imposto a pagar, o valor doado será abatido do montante a pagar e destinado à Associação dos Deficientes do Oeste de Minas”, informa o presidente do Sintram, Marco Aurelio Gomes.

ATENÇÃO

Outra mudança feita neste ano, é que todos os servidores – filiados ao Sintram, ou não – poderão fazer declaração do Imposto de Renda gratuita mediante doação de alimentos. Os servidores filiados ao Sindicato deverão doar no ato da entrega da documentação, ou um pacote de arroz, ou um pacote de feijão ou um litro de óleo. Já os servidores municipais não filiados deverão doar, ou dois pacotes de arroz, ou dois pacotes de feijão ou dois litros de óleo.

A documentação poderá ser entregue de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na recepção do Sintram. Será feita uma análise preliminar na entrega dos documentos, e caso seja constatada a falta de alguma documentação, o material será devolvido ao servidor.

DOCUMENTAÇÃO

Os servidores públicos municipais que querem participar da ação deverão entregar os seguintes documentos, em um envelope, com o nome, o setor em que trabalha, o telefone do setor, o número do celular e a descrição do item doado, na sede do Sintram:

  • Xerox do RG e CPF do declarante
  • Xerox da carteira de identidade e CPF dos dependentes;
  • Cópia da última declaração do IR entregue;
  • Informar conta bancária para restituição ou débitos;
  • Cópia magnética da Declaração do IR ano 2022 salva em um pen drive (entregue na Receita Federal);
  • Informe de rendimentos ano 2022 – entregue pelo Setor de Recursos Humanos do Município;
  • Informe de Rendimentos de instituições financeiras, como bancos;
  • Informe de direitos e bens: data da aquisição do imóvel, área, IPTU, número de matrícula e nome do Cartório, onde o imóvel está registrado);
  • Número do RENAVAM e registro no órgão regulamentador correspondente do veículo; data e valor de aquisição;
  • Recibos médicos e odontológicos;
  • Informe de despesas de planos de saúde e odontológico do Sintram.

O pen drive, que consta na relação de entrega obrigatória, será devolvido ao final para o associado, com a cópia digital da declaração de Imposto de Renda – 2023, ou seja, após a conclusão do serviço.

Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: