Sintram realiza ação de prevenção do câncer de próstata na Settrans

Compartilhe essa reportagem:

 

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro Oeste (Sintram) realizou na manhã de hoje, 23, em parceria com o Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), uma ação sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, na Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans). O evento foi realizado em referência ao Novembro Azul, que é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, que é o tipo mais comum entre os homens, e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para incentivar os servidores a se cuidarem, o médico do Cresst, Antônio de Pádua realizou uma palestra sobre o tema, e uma roda de conversa com os participantes.

Logo em seguida, o Centro Municipal de Apoio à Saúde (Cemas) fez a coleta de amostras dos servidores para a realização do PSA, que é o exame utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas. A análise também é feita em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer. A presidente do Conselho Fiscal do Sintram, Lucilândia Monteiro reforçou a importância da participação dos servidores, e do cuidado da saúde homem.

“Nós sabemos que o homem se cuida menos, vai menos ao médico, então é de suma importância essas ações para manter aquele alerta do ‘tem que se cuidar’ ligado. O mês está acabando, mas esse cuidado, esse olhar tem que ser permanente. Nós agradecemos a parceria do Cresst e da Semusa nesta ação, que proporcionou um momento de conscientização para os servidores da Settrans. Esse ano o tema da nossa campanha foi “Seja o herói da sua vida”, e é isso que nós queremos, que esses homens se olhem, se cuidem, e sejam os heróis de sua vida, começando sempre pela prevenção”, destaca.

Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: