Sintram cobra Plano de Vacinação para todos os servidores municipais de Divinópolis

Compartilhe essa reportagem:

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) quer a elaboração de um Plano de Vacinação contra a covid-19 exclusivo para atendimento de todos os servidores públicos municipais de Divinópolis. Nesse sentido, a presidente do Sindicato, Luciana Santos, encaminhará ofício ao secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, e para a Diretora de Vigilância em Saúde, Érika Camargos Ferreira. No documento, a presidente pede cópia do Plano e coloca o Sindicato à disposição da pasta para contribuir na elaboração do programa de vacinação da categoria.

Presidente do Sintram, Luciana Santos, cobra plano e imunização para servidores municipais

Para a presidente do Sindicato, esse plano já deveria estar pronto e disponível, uma vez que desde o ano passado o aumento do contágio entre os servidores é preocupante. Além disso, a presidente lembra que já houve registro de óbitos entre os servidores. “Nossa expectativa é que os servidores da linha de frente no combate à pandemia sejam vacinados nesta primeira fase, conforme consta do Plano Nacional de Imunização que está sendo seguido pela Prefeitura. Estamos acompanhando atentamente essa primeira fase, mas nossa preocupação agora se volta para os demais servidores públicos, que mesmo não estando na linha de frente, estão expostos permanentemente ao risco de contágio, uma vez que suas funções exigem contato permanente com um grande número e pessoas”, alerta Luciana Santos.

“Não temos uma estatística oficial do número de servidores que já foram contagiados, pois a Semusa não fez isso desde o início da pandemia. Mas sabemos que esse número não é baixo. Isso aumenta ainda mais nossa preocupação com a categoria, pois o que a gente sabe é o que se ouve de maneira extraoficial e o que ouvimos não é nada bom. Há muitas reclamações dos servidores pelos métodos utilizados, denúncias de desrespeito às regras de imunização, falta de equipamentos de proteção individual e outras situações que precisam ser esclarecidas pela Secretaria. A preocupação com um Plano de Imunização dos Servidores não deveria ser só nossa, pois é responsabilidade da Prefeitura zelar pela saúde dos trabalhadores. Além do mais todos os servidores públicos são essenciais para que a máquina pública possa funcionar. Sem eles, isso não acontece”, ponderou a presidente.

PRIMEIRA FASE

Para esta primeira fase, a Prefeitura de Divinópolis recebeu 7.258 doses para a vacinação de 3.629 pessoas do grupo prioritário.  Nessa primeira fase, a vacina foi destinada a profissionais que atendem diretamente aos pacientes de covid-19 na UPA, em hospitais e em unidades de saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) até a noite da última quarta-feira foram aplicadas 2.770 doses no município, sendo 2.320 para profissionais da saúde.

A Semusa informa, ainda, que foi concluída a vacinação em três hospitais, UPA, Samu e Unidades Básicas de Saúde. As equipes de tático móvel da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) seguem aplicando as vacinas contra a Covid-19. Nesta quinta-feira (28) as equipes móveis concluíram a vacinação de idosos na Vila Vicentina, Residência Terapêutica e Lar dos Idosos. Anteriormente já haviam sido imunizados os idosos das seguintes instituições: Obras Assistenciais Frederico Ozanan, Obras Assistenciais Recanto da Digna Idade, SPA da Felicidade, Pousada da Vovó Lilica, Pousada dos Avós Resende, Casa de Repouso para Idosos Inhá Chica, SPA Cuidar Sénior e Doce Idade Residencial para Idosos.

DOAÇÃO

Nesta quinta-feira (28) a União Minas, em parceria com o Instituto Sol, fez uma doação de 1.800 máscaras de tecidos e 100 protetores faciais de acrílico à Prefeitura de Divinópolis.  O secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, recebeu o material no Centro Administrativo.

Segundo a Prefeitura, as máscaras serão distribuídas aos pacientes e seus acompanhantes na UPA, usuários das unidades de saúde e outra parte será destinada a pessoas assistidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimentos Social. Os protetores acrílicos serão entregues aos profissionais de saúde da linha de frente no combate à covid-19.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: