Sintram prepara confraternização para comemorar o Dia do Servidor e presidente cobra mais união da categoria

Compartilhe essa reportagem:

O presidente do Sintram, Marco Aurélio Gomes, destaca a importância do servidor público (Foto: Jotha Lee/Sintram)

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) realiza nesta sexta-feira (27) uma confraternização para comemorar o Dia do Servidor. A data, comemorada no dia 28 de outubro, foi antecipada para o dia 27 por decreto do Executivo. A confraternização ocorrerá no Clube dos Servidores e também servirá para a comemoração dos 35 anos de fundação do Sintram.

O presidente do Sindicato, Marco Aurélio Gomes, lembra a importância do servidor público para o funcionamento das cidades. “Essa é uma data que precisamos comemorar muito. O servidor público, especialmente o servidor municipal, é o grande responsável pelo funcionamento da máquina pública e pela prestação dos serviços a que o cidadão tem direito. A maioria dos servidores está na ponta do serviço público. São profissionais da enfermagem, médicos, dentistas, professores, operários e tantos outros profissionais que dedicam sua vida ao bem estar da comunidade. São eles que deixam a cidade limpa, que cuidam da saúde da população, que cuidam das crianças nas creches, que tornam melhor a vida do cidadão. Hoje é dia de reverenciar o servidor público, de agradecer ao seu importante e zeloso papel na comunidade”, afirma o presidente.

Marco Aurélio Gomes faz questão de ressaltar, ainda, o trabalho do servidor em outros setores. “É preciso destacar também o pessoal que está no atendimento ao cidadão nas áreas administrativas. É um atendimento da maior importância, para que a comunidade tenha acesso a serviços como emissão de documentos oficiais, pagamento de tributos e tantos outros”, destacou.

O presidente do Sintram lembra que, apesar de ser o motor da máquina administrativa, o servidor público não tem o reconhecimento que merece. “Infelizmente, mesmo sendo o grande responsável pela avaliação de uma administração, falta reconhecimento ao servidor. Os ocupantes dos Executivos municipais, em sua grande maioria, punem muito mais do que reconhecem o trabalho do servidor. Há o tratamento desumano, a sobrecarga de trabalho, o achatamento salarial, tudo isso comum a praticamente todas as Prefeituras de nossa base”, declarou.

Marco Aurélio lembra que até direitos previstos em leis, muitas vezes só são concedidos depois de ameaças e protestos. Como exemplo, ele cita a revisão salarial anual, uma regra que está na Constituição. “Todos os anos somos obrigados a travar enormes batalhas para conseguirmos revisões salariais, que são obrigatórias por determinação constitucional. Ainda assim, muitos prefeitos descumprem a regra, enquanto outros só concedem a revisão sob pressão. E isso, só acabará quando houver uma verdadeira união da classe. O sindicato é somente a ponte legal entre o servidor e os Executivos municipais. Sem o servidor, o Sindicato não tem como negociar com os Executivos. Precisamos de mais união entre nós. A classe precisa ouvir os chamados do seu sindicato, participar das assembleias, dar sua opinião”, acrescentou.

“Quero deixar esse recado a todos os servidores nesse dia tão importante para a classe e, ao mesmo tempo, cumprimentar a todos os servidores públicos pelo empenho, o zelo, a responsabilidade e o compromisso que todos demonstram com a cidade, com o cidadão. Quero lembrar também que o Sindicato está pronto para defender os direitos de todos e continuaremos prestando o melhor serviço. E tudo isso se tornará ainda mais possível, com a união e o empenho de todos”, finalizou o presidente.

PONTO FACULTATIVO

O ponto facultativo para comemorar o Dia dos Servidores foi antecipado para esta sexta-feira (27) em Divinópolis e outras cidades da base. Segundo a Prefeitura, em Divinópolis a UPA o Sersam funcionarão normalmente. A coleta de lixo e o serviço funerário também cumprirão horário integral. Não haverá alterações no horário do transporte coletivo urbano.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: