Sintram pede esclarcarecimentos sobre segurança contra incêndio no Centro Administrativo; prefeitura divulga nota oficial

Compartilhe essa reportagem:

Prefeitura não esclarece como abrir a porta de emergência em caso de falta de energia (Foto: Sintram)

Preocupado com a segurança dos servidores municipais de Divinópolis que trabalham no Centro Administrativo e com algumas inconsistências apontadas por servidores no sistema de segurança contra incêndio, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) encaminhou ofício ao secretário municipal de Administração, Thiago Nunes, pedindo esclarecimentos sobre as condições do sistema de combate a incêndio no prédio da Avenida Paraná.

Após denúncia de servidores, o vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, fez uma vistoria no local e constatou que na porta de saída de emergência no andar térreo, ao lado da trava eletrônica de segurança, há um dispositivo para ser acionado em caso de incêndio. O sindicato quer saber se esse dispositivo opera com o uso de eletricidade, pois se assim o for, em caso de incêndio com comprometimento da instalação elétrica, a abertura da porta de emergência ficaria comprometida. O Sintram constatou, ainda, que faltam mangueiras contra incêndio.

“Essas informações são importantes para dar ao Sindicato um panorama da segurança oferecida aos servidores. Afinal, no prédio do Centro Administrativo trabalham quase mil servidores e em caso de incêndio é preciso que as saídas emergenciais sejam desobstruídas com agilidade. Nosso questionamento visa tão somente esclarecimentos da administração para que nossos servidores trabalhem com segurança, como também os usuários de serviços no Centro Administrativo estejam protegidos”, esclarece Wellington Silva.

NOTA OFICIAL

Após a vistoria feita pelo vice-presidente do Sintram, a Prefeitura se apressou a divulgar uma nota oficial através da qual diz que está “modernizando o sistema de segurança do Centro Administrativo”. Segundo a nota, “está sendo finalizado o novo sistema de segurança do Centro Administrativo do Município”. A nota, divulgada na tarde desta terça-feira (20), não esclarece nenhum dos questionamentos feitos pelo Sintram.

Segundo a nota “o prédio público conta a partir de agora com um maior controle de entrada e saída de pessoas, o que permitirá dar maior segurança aos munícipes e aos servidores municipais, um sistema de alarme nas portas de incêndio, garantindo que as mesmas sejam utilizadas somente em caso de emergência e não comprometam a segurança do prédio”.

De acordo com a nota ”o  acesso ao prédio pelos contribuintes poderá ser realizado das 8h às 18h e nos demais horários o acesso será exclusivo para as pessoas autorizadas. Os servidores que ainda não foram cadastrados deverão procurar a sua respectiva chefia imediata para recebimento de orientações e chaves de acesso”, concluiu

A nota pública da Prefeitura não esclareceu a falta de mangueiras de incêndio, como também não explicou se o dispositivo de abertura da porta da saída de emergência necessita de energia elétrica para seu funcionamento, cobranças feitas no ofício encaminhado pelo Sintram ao secretário de Administração. “Esperamos que na resposta ao Sintram, a Prefeitura esclareça a falta de mangueiras e a mecânica utilizada para a abertura da porta da saída de emergência”, finalizou Wellington Silva.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: