Sintram e Prefeitura de Divinópolis abrem hoje negociações salariais e presidente do Sindicato vai cobrar cumprimento do Termo de Compromisso

Compartilhe essa reportagem:

A pauta da campanha salarial foi aprovada  em assembleia no início desse mês (Foto: Jotha Lee – 01/02/2023)

A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) e a administração municipal farão na tarde desta quarta-feira (15) a primeira reunião para discutir a pauta de reivindicações dos servidores, aprovada pela assembleia realizada no dia 1º de fevereiro. A data base da categoria é 1º de março.

A categoria quer 12% de recomposição nos salários para garantir ganho real de 5,67%, uma vez que nos últimos oito anos, não houve ganho nos salários, o que provocou achatamento nos vencimentos, com perdas acima de 13% no período de 2016 a 2022, tomando por base somente os índices inflacionários. Os servidores também querem a recomposição gradual das perdas. .

Além da recomposição de 12%, os servidores reivindicam ainda a equiparação do vale refeição ao benefício fornecido aos empregados públicos da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), o que elevaria o valor dos atuais R$ 9 para R$ 20. A categoria também quer a equiparação da diária com o valor pago aos servidores da Câmara Municipal.

A assembleia realizada em fevereiro, também autorizou o início do processo para alteração do Estatuto dos Servidores (Lei Complementar 09/1992), com o objetivo de oferecer garantias jurídicas aos pensionistas do município. Ainda na pauta, está a reivindicação de mudança da data-base de 1º de março para 1° de janeiro e a realização de concurso público.

TERMO DE COMPROMISSO

Todas as reivindicações dos servidores constam do Termo de Compromisso assinado pelo prefeito Gleidson Azevedo (PSC) em outubro de 2020. Às vésperas da eleição municipal daquele ano, o Sintram reuniu-se com todos os candidatos para apresentação do Termo de Compromisso. Todos os concorrentes assinaram o documento que posteriormente foi rgistrado em cartório.

No documento assinado pelo atual prefeito,coincidentemente ele
contempla toda a pauta de reivindicações da campanha salarial desse ano

Na reunião desta quarta-feira (15) o presidente do Sintram, Marco Aurélio Gomes vai cobrar do prefeito o cumprimento do Termo de Compromisso. “A gente sempre precisa dar o benefício da dúvida. Em princípio, eu continuo acreditando que o prefeito vá cumprir o termo de compromisso que ele assinou com o Sintram. Afinal, é um documento oficial, foi registrado em cartório e ali está a assinatura do principal mandatário da cidade.Se o prefeito cumprir o que ele assinou a negociação será muito fácil”, declara o presidente.

Gleidson Azevedo assumiu 14 compromissos com o Sintram no documento assinado no dia 23 de outubro de 2020. Veja o documento na íntegra aqui.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação  Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: