Sintram debate elaboração do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores municipais com vereadores de Bom Despacho

Compartilhe essa reportagem:

 

O debate da elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores públicos municipais de Bom Despacho continua. A diretora do setor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro Oeste (Sintram), Yascarah Dutra e o diretor de planejamento do Sintram, Vantuil Alves se reuniram na noite dessa quarta-feira, 18, com vereadores da cidade para pontuar os próximos passos acerca do tema.

Perto de completar um ano que foi apresentado pelo prefeito, Bertolino da Costa Neto em março do ano passado, e foi rejeito pela categoria durante uma Assembleia realizada pelo Sintram, em abril. No dia 11 de janeiro, a diretora do setor jurídico e o diretor de planejamento do Sintram se reuniram com servidores para retomar a discussão dos Planos. Na ocasião, foram feitos avanços nos pontos que envolvem as progressões de carreiras. Diante da necessidade de construir um plano que não traga prejuízos à categoria, os diretores do Sindicato levaram a demanda aos vereadores da cidade.

Na realizada nessa quarta-feira, 18, com o vereador Professor Eder Tipura, a vereadora Paré, e a assessoria da vereadora Samara Professora, foi explicado aos parlamentares a necessidade de mudar a nomenclatura do projeto de Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, para Plano de Cargos, Carreiras e Salários, pois impacta na progressão de carreira dos trabalhadores municipais.

De acordo com Yascarah, durante o encontro foi solicitado ainda que os vereadores analisem o contrato feito entre a Prefeitura e a empresa responsável pela elaboração do PCCV, em especial os aditivos.

“Nós pedimos também que os vereadores analisem o contrato e estabeleçam um prazo para que a empresa entregue o projeto final. Os parlamentares nos informaram que o jurídico da Câmara já tomou conhecimento da situação, e tomará todas as atitudes dentro da legalidade”, conta.

Segundo a diretora do jurídico, foi pedido também aos vereadores que o Sindicato seja notificado de todo projeto de lei que envolver servidores municipais aportar na Câmara.

“Foi uma reunião muito proveitosa, pois além do PCCS nós discutimos outras demandas, como a situação do BDPrev. Hoje a Prefeitura tem um alto número de funcionários contratados, e isso impacta na previdência dos servidores municipais. Nós sugerimos que os vereadores pleiteiem a realização de um concurso público, e que eles peçam à Prefeitura o número oficial de funcionários contratados, e servidores estatutários, e qual o custo mensal e anual de se manter as categorias. Após essas respostas nós vamos então começar a dialogar com o prefeito”, detalha.

Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: