O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) completa nesta terça-feira (7) 35 anos de fundação. O Sindicato foi transformado em entidade de primeiro grau no sistema sindical da categoria em 7 de novembro de 1988. De posse da carta sindical para representar servidores de mais de 30 municípios da região Centro-Oeste do Estado, o Sintram vem ao longo dos anos ampliando sua área de atuação e de prestação de serviços, além de fortalecer a luta sindical, marca registrada de todas as diretorias que passaram pela entidade desde sua fundação.
Nesses 35 anos, o Sintram teve 10 presidentes. O primeiro foi o professor João Madeira, que ocupou o cargo de 1988 a 1991. Madeira voltou à presidência no mandato de 2012 a 2015. Duas mulheres ocuparam a presidência do Sintram. A primeira foi Rosa Maria de Oliveira, presidente de 1999 a 2002. Luciana Santos foi a última e ocupou a presidência por dois mandatos consecutivos, de 2016 a 2022. Marco Aurélio Gomes é o 10º presidente do Sindicato. Ele assumiu o cargo em janeiro desse ano para um mandato de quatro anos.
Pela ordem, os demais presidentes do Sintram: Erson Ribeiro, Lamartine Quadros, Lucas José Maria da Silva, Ronaldo dos Reis, Reiner Lúcio de Oliveira e Silvânio Alves.
Transformado em entidade sindical em 1988, o Sintram só adquiriu sua sede própria em 2002. A sede, onde a instituição atende a dezenas de servidores todos os dias, passou por uma grande reforma em 2021, priorizando a acessibilidade, com instalação de um elevador que hoje permite o acesso ao terceiro andar de pessoas portadoras de deficiência. O Sindicato também investiu em energia limpa e hoje quase a totalidade do consumo é garantida pela energia solar.
O presidente Marco Aurélio Gomes lembra que a luta sindical é uma das prioridades da instituição. “Temos o orgulho de chegar aos 35 anos representando milhares de servidores, com expansão dos serviços prestados e mantendo acesa a luta sindical, que é o nosso primeiro objetivo. Temos hoje uma instituição sólida, que se mantém sem a necessidade de penalizar os servidores com o imposto sindical. E todos que contribuem com a nossa causa, o fazem de maneira espontânea”, declarou.
Marco Aurélio Gomes fez questão de cumprimentar os presidentes antepassados. “Se hoje temos uma instituição com capacidade operacional para atender ao volumoso número de servidores que representamos, que tem as contas equilibradas, que oferece tantos serviços, muito se deve a todos os presidentes que me antecederam. Em nome da atual Diretoria, quero cumprimentar a todos os ex-presidentes e ex-diretores, que tanto contribuíram para chegarmos até aqui”, ponderou.
O presidente também destacou a participação dos servidores municipais. “É importante registrar a participação dos servidores municipais, que nos possibilitam atingir a esse patamar de qualidade e de confiança. Em nome de toda a Diretoria, dos nossos colaboradores, cumprimento e agradeço a todos pela parceira”, finalizou.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram