Sheila Salvino assume Secretaria de Saúde com a responsabilidade de dar respostas urgentes aos problemas crônicos do sistema

Compartilhe essa reportagem:

Sheila Salvino assume a Secretaria de Saúde com muitos desafios (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Conforme o Portal do Sintram antecipou nesta quarta-feira, a servidora de carreira da Prefeitura de Divinópolis, Sheila Salvino é a nova secretária de Saúde. Salvino, que ocupava a Diretoria Administrativa e Interface Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) assumiu a responsabilidade de administração da pasta com o afastamento por 30 dias do então secretário Alan Rodrigo da Silva para tratamento de saúde. Sheila só recebeu status de secretária, ainda assim sem ser nomeada interinamente no cargo de secretária, no dia 15 de dezembro através de decreto. O documento concedeu a Sheila as atribuições de ordenar despesas e elaborar editais de licitações, como também foi autorizada a “superintender e fiscalizar a aplicação do percentual destinado à área da saúde”. Na prática, ela passou a ser secretária de fato.

Na manhã desta quarta-feira (3), em nota distribuída à imprensa, a Prefeitura oficializou a saída de Alan Rodrigo. De acordo com a Prefeitura, o ex-secretário renunciou ao cargo para continuar o tratamento de saúde. Entretanto, na mesma nota, a Prefeitura disse que ele reassume seu cargo na Secretaria Estadual de Saúde, onde é servidor de carreira, já nesta sexta-feira (5).

A saída de Alan Rodrigo é cercada de mistério. No dia 4 de dezembro foi anunciado seu afastamento por 30 dias para tratamento de saúde e, 10 dias depois, a prefeitura informou que o então secretário fiaria afastado por mais 30 dias para gozo de férias. Entretanto, ele deixa a pasta antes de findar esses prazos, como também já estará disponível a partir de amanhã na Secretaria de Estado da Saúde. Além disso, o afastamento ocorreu no momento em que o ex-secretário enfrentava forte pressão diante dos vários problemas no sistema de saúde do município. Questionado pela Câmara, que pediu sua cabeça através de vários vereadores, inclusive da base do prefeito, Alan Rodrigo deixa a Semusa com problemas que precisam de soluções imediatas.

A falta de medicamentos na farmácia municipal, a fila de espera com mais de 35 mil pessoas aguardando cirurgias e outros procedimentos específicos, além do inchaço da pasta com servidores contratados temporariamente e a situação da UPA 24h, com a atual gestão sendo investigada por irregularidades na contratação de servidores, são alguns dos problemas mais urgentes.

A NOVA SECRETÁRIA

Sheila Salvino foi oficializada como secretária de Saúde através do Decreto 16.009, publicado na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios. Para a vaga de Sheila na Diretoria Administrativa e de Interface Jurídica foi nomeado Henrique Meckler Santos, que até então ocupava o cargo de Diretor de Atenção de Urgência e Emergência. Entretanto, Meckler continuará respondendo interinamente por esta Diretoria.

Sheila Salvino já adotou algumas medidas que estavam paradas na gestão de Alan Rodrigo da Silva. Uma delas foi a instauração imediata de sindicância para apurar fraudes na contratação de profissionais para a UPA 24h. O pedido para essa sindicância ficou dois meses engavetado na gestão do ex-secretário. Sheila também discorda do excesso de servidores contratados temporariamente na Semusa. Em declaração durante audiência pública na Câmara, Sheila Salvino afirmou que a Semusa vai reduzir o número de contratos temporários. “A gente tem em um horizonte relativamente próximo de aumentar o percentual de servidores efetivos, uma vez que o concurso público já está sendo entabulado pela Secretaria de Administração e a gente já vislumbra no mais tardar em médio prazo, o aumento desse percentual de servidores efetivos”, garantiu a nova secretária.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Marco Aurélio Gomes, diz que a nomeação de Sheila foi correta e adequada. “A nova secretária é preparada para o cargo, conhece os problemas do sistema de saúde com profundidade, de fácil diálogo e também sabe como ninguém das dificuldades enfrentadas pelos servidores da Semusa. Temos boas expectativas de que ela terá uma gestão qualificada”, destacou.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: