Servidores municipais de Itapecerica e Santo Antônio do Monte terão aumento real nos salários

Compartilhe essa reportagem:

 

A exemplo dos servidores municipais de Lagoa da Prata, que tiveram 6,97% de revisão salarial esse ano, configurando ganho real de 3,96%, os servidores das prefeituras de Santo Antônio do Monte e Itapecerica também terão esse ano a recomposição salarial acima da inflação. Essas revisões com ganho real para os servidores é o reflexo da política salarial do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Uma das promessas de campanha do presidente foi recuperar o poder de compra do mínimo, com aumentos acima da inflação. Lula começou esse ano a cumprir sua promessa de campanha e concedeu aumento de 6,97% ao salário mínimo, configurando ganho real de 3,96% sobre a inflação medida pelo INPC, que foi de 3,71% no acumulado do ano passado.

O aumento real concedido nos salários dos servidores pelos prefeitos de Lagoa da Prata, Itapecerica e Santo Antônio do Monte, se dá por um dispositivo presente nos seus Planos de Carreira, que impede que a revisão anual obrigatória seja inferior ao reajuste concedido pelo governo federal ao salário mínimo.

SANTO ANTÔNIO DO MONTE

Em Santo Antônio do Monte, o prefeito Léo Camilo sancionou nesta quinta-feira (25) a Lei 2.692/2024, que concede a recomposição de 7% aos salários dos servidores municipais. A lei é retroativa a 1º de Janeiro, o que garante o aumento já no contracheque desse mês. Além dos servidores da ativa, a revisão alcança os servidores aposentados e pensionista, como também aumento os vencimento dos pensionistas, do prefeito, do vice prefeito e dos secretários municipais.

A revisão de 7% fica ainda superior ao aumento que do salário mínimo, que foi reajustado esse ano em 6,97%. O aumento para os servidores de Santo Antônio do Monte já está vigorando e é retroativo a 1º de janeiro, o que garante o pagamento do aumento no salário da categoria já partir da próxima folha.

ITAPECERICA

Em Itapecerica, a revisão salarial está nas mãos dos vereadores. O Projeto de Lei 05/2024, que concede a revisão salarial aos servidores municipais da cidade, está tramitando na Câmara desde o dia 19 desse mês. Pela proposta apresentada pelo prefeito Wirley Reis, a revisão será de 6,97%, o mesmo índice do aumento concedido ao salário mínimo pelo governo federal. Esse índice será aplicado aos salários dos servidores da ativa, exceto os agentes comunitários de Saúde e outros segmentos que têm salários previstos por leis especificas do governo federal.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: