Servidores municipais de Igaratinga recebem salários de janeiro amanhã com revisão abaixo do salário mínimo

Compartilhe essa reportagem:

Revisão salarial para servidores municipais de Igaratinga fica abaixo do aumento para o mínimo

A Prefeitura de Igaratinga divulgou o calendário anual para o pagamento dos salários dos servidores municipais. De acordo com o calendário, o pagamento referente a janeiro será efetuado nesta quarta-feira (7). Os servidores ativos e aposentados receberão os salários com revisão de 3,71%, conforme a Lei Complementar 211/2024, sancionada pelo prefeito Fábio Alves no último dia 25. A revisão concedida aos servidores da cidade corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo IBGE, acumulado em 2023. Ao se comparar com o reajuste concedido ao salário mínimo pelo presidente Lula, de 6,97%, os servidores de Igaratinga tiveram uma perda salarial de 3,26%.

O índice de 3,71% também foi aplicado aos salários do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, procurador geral, controlador interno e chefe de gabinete.

Ao contrário dos servidores da Prefeitura, os trabalhadores da Câmara Municipal de Igaratinga tiveram a recomposição dos salários acima da inflação. A revisão foi de 6,97% para a categoria, índice concedido pelo governo federal ao salário mínimo. Já os salários dos vereadores tiveram a revisão de 3,71%, correspondente do INPC acumulado no ano passado.

CALENDÁRIO

Pelo calendário oficial, a tabela de pagamento dos salários ficou assim:

AGENTES DE SAÚDE

Para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE), O prefeito Fábio Alves sancionou a Lei Complementar 213/2024, que regulamenta o vencimento da categoria em dois salários mínimos, conforme previsto na Emenda Constitucional 120/2022. Isso significa que para cálculos de benefícios e outras vantagens previstas em lei, será utilizado o valor correspondente a dois salários mínimos vigentes. O salário a ser pago aos agentes esse ano é de R$ 2.824,00.

Além de definir o vencimento da categoria de acordo com as regras constitucionais, também foi autorizado  o pagamento de adicional de insalubridade de 20% para todos os agentes.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: