Com Divinópolis sob ameaça de uma epidemia de dengue, servidores municipais trabalharão neste sábado (10) em mais um mutirão para recolhimento de lixo, com atenção especial para material propício para armazenamento de água, que possibilita a proliferação do mosquito transmissor.
Sob o comando da Vigilância em Saúde Ambiental, o mutirão de limpeza contra a dengue, que estava suspenso devido à classificação do município na Onda Roxa, retorna neste sábado de 8h às 12. A equipe de agentes de endemias atuará no bairro Bom Pastor. O objetivo é evitar a disseminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Durante o mutirão, a equipe de agentes coletará resíduos sólidos domésticos capazes de reter água. O material deve ser acondicionado e colocado pelos moradores na calçada em frente à casa para ser recolhido por caminhão. Os itens coletados são: pneus, latas, potes, garrafas, plásticos, lonas, papel, papelão, tanques, tambores ou qualquer outro recipiente que acumule água. Não serão recolhidos terra, entulhos de construção, galhos de árvores, folhas, restos de grama, tábuas e madeiras em geral e móveis velhos.
Antes do decreto sobre a Onda Roxa, a última limpeza ocorreu em 6 de março nos bairros Campina Verde, Santa Luzia, Tietê, Quintino, Planalto, Casa Nova, Dulphe Pinto de Aguiar e Conjunto Habitacional Nilda Barros. Nos locais, a Vigilância Ambiental eliminou cerca de 2,5 toneladas de entulho.
Com informações da Diretoria de Comunicação