Servidores municipais de Carmo do Cajuru aprovam indicativo de greve

Compartilhe essa reportagem:

A assembleia dos servidores em Carmo do Cajuru foi comandada pelo presidente do Sintram, Marco Aurélio Gomes, e pelos diretores Warley Nogueira e Elder Ferreira

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro Oeste (Sintram) realizou na última quarta-feira (10) uma Assembleia Geral com os servidores municipais de Carmo do Cajuru para debater sobre a evolução do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e o aumento real, prometidos pelo prefeito, Edson Vilela ao funcionalismo público municipal. Em fevereiro deste ano, servidores públicos municipais reuniram na porta da Prefeitura para manifestar contra a demora do Executivo Municipal em apresentar a atualização o PCCS, prometido pelo Município desde maio de 2022.  A última reestruturação do Plano foi feita em 2012, por meio da Lei Complementar Nº 054/2012.

A categoria reivindica a necessidade de atualizar a porcentagem por escolaridade, que é a passagem do servidor ocupante de cargo efetivo de um grau para outro imediatamente superior, a partir da formação escolar mínima exigida para ingresso no serviço público, e também a tabela de progressão horizontal. Durante o protesto, o prefeito chegou a se reunir com a diretoria do Sintram que acompanhava a manifestação, e a comissão de servidores eleita no momento.

Na ocasião, Edson afirmou que a atualização do Plano de Cargos já estava em andamento, e apresentou o que já havia sido feito pelo Município. O prefeito garantiu ainda que a reestruturação do PCCS seria apresentada oficialmente ao Sindicato em março. De acordo com o presidente do Sintram, Marco Aurélio Gomes, após cobranças do Sintram, o Município se limitou a informar que a funcionária responsável pela atualização do PCCS estaria de licença médica. Já sobre o ganho real prometido à categoria, o Executivo apresentou apenas um documento expondo que atualmente o gasto com pessoal está em 54,09%.

A situação foi exposta na assembleia, e o dado apresentado pela Prefeitura ao Sindicato foi contestado pelos servidores. Após o debate, os servidores aprovaram a deflagração de greve com início imediato após a notificação do prefeito.

“O prefeito está enrolando a entrega do PCCS desde o ano passado, além de prometer ganho real à categoria em maio, e agora diz que não tem orçamento para isso. O Sintram notificou hoje, dia 12 de maio, a Prefeitura sobre a aprovação do indicativo de greve, e na próxima semana nós estaremos em Carmo do Cajuru dando todo apoio aos servidores municipais na luta por seus direitos”, destaca o presidente.

Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: