Servidores de Carmo do Cajuru pedem 7,52% de reposição salarial; prefeito propõe 4,7%

Compartilhe essa reportagem:

Sintram vai pedir reunião de negociação com o Executivo

Servidores de Carmo do Cajuru lotaram o plenário da Câmara durante assembleia da categoria nesta quinta-feira (Foto: Warley Xaneis/Sintram)

Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (30) os servidores municipais de Carmo do Cajuru definiram a pauta da campanha salarial desse ano. A assembleia foi comandada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Marco Aurélio Gomes, que estava acompanhado dos diretores Elder Cássio Ferreira, Vantuil Alves e Warley Xaneis. Também participaram da assembleia os vereadores Tainara Andrade (PT) e Rafael Nunes (PDT).

A assembleia aprovou um pedido de revisão salarial linear de 7,52% e a aplicação do mesmo índice para reajuste do vale alimentação, que hoje é de R$ 21. Os servidores também querem que seja adotado oficialmente o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) da Fundação Ipead para efeitos de revisão salarial e do vale alimentação. Outro item da pauta é a redução de cargos comissionados e de servidores contratados temporariamente.

PROPOSTA

Há uma semana, em um vídeo postado nas redes sociais, o prefeito de Carmo do Cajuru, Vinicius Carmargos (PP), anunciou que já havia enviado à Câmara Projeto de Lei com revisão salarial de 4,77%, que corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado no ano passado. No vídeo o prefeito disse que concederia ganho real aos servidores, porém isso dependeria de um estudo do impacto financeiro.

Na Câmara Municipal tramitam três projetos de autoria do prefeito sobre revisões salariais:

PROJETO DE LEI 02/2025 – Revisão de 7,50% para Agentes de Saúde e de Combate a Endemias.

PROJETO DE LEI 03/2025 – Revisão de 4,77% para servidores efetivos, comissionados e contratados temporários. O mesmo índice será concedido a aposentados e pensionistas.

PROJETO DE LEI 04-2025 – Revisão de 6,27% para todo o magistério. 

O diretor financeiro do Sintram, Elder Cássio Ferreira, que participou da assembleia dos servidores nesta quinta-feira, disse que apesar de o prefeito já ter enviado os projetos à Câmara, o Sintram vai abrir negociação com o Executivo. “Vamos marcar uma rodada de negociação com o prefeito Vinicius Camargos para negociar toda a pauta de reivindicação dos servidores. A categoria definiu um percentual de revisão de 7,52% e vamos lutar para que esse índice seja garantido. Há outras reivindicações importantes para colocarmos na mesa de negociação e vamos fazer isso”, destacou o diretor.

Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação


Compartilhe essa reportagem: