Ministério da Saúde impede fornecedor de entregar medicamentos já pagos pelo hospital da cidade
O Hospital São Carlos, único de Lagoa da Prata, teve que recorrer à promotoria pública para tentar suprir a falta de medicação para intubação de pacientes vítimas da covid-19, cujo estoque da instituição deve acabar entre hoje e amanhã. Diante do alarmante quadro na cidade, a diretora administrativa do Hospital, Danielle Saraiva Vilela, encaminhou ofício ao promotor de Saúde, Mauro Renê Costa Filho, pedindo a interferência imediata da promotoria para que a aquisição da medicação.
No ofício encaminhado ao promotor, Danielle informou que o hospital comprou 200 ampolas do medicamento, inclusive com pagamento antecipado, cuja entrega estava prevista para esta segunda-feira (22). Entretanto, o fornecedor informou que a entrega não seria feita, uma vez que o Ministério da Saúde “bloqueou os lotes destes medicamentos para que a distribuição fosse feita pelo próprio órgão do governo federal”.
Segundo a diretora administrativa do Hospital, com o bloqueio, foram feitas tentativas de adquirir o insumo com outros fornecedores. “Nenhum deles respondeu à possibilidade de fornecimento”, disse Danielle Vilela. Ela disse ainda que foram feitos contatos com hospitais da região na tentativa de suprir a demanda, porém todos se encontram na mesma situação, ou seja, sem estoque do imprescindível medicamento para intubação de pacientes.
OCUPAÇÃO: 131%
O Hospital São Carlos, de Lagoa da Prata, é parte integrante do plano de contingência macrorregional para enfrentamento da covid-19, conforme deliberação publicada em julho do ano passado. Os 10 leitos do SUS para covid-19 estão ocupados, oito com pacientes intubados. Segundo Daniella Vilela, o hospital atingiu a 131% de ocupação dos leitos de CTI para covid-19 e a instituição está utilizando leitos da saúde suplementar para atender à demanda.
Lagoa da Prata já registra 46 óbitos pela covid-19. Somente nas últimas 24 horas, foram confirmados mais 23 casos. No total, já são 2.843 casos confirmados.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram