Sem condições de continuar prestando o serviço, associação dos doentes renais deixa de transportar pacientes

Compartilhe essa reportagem:

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Divinópolis assumiu a partir desta quinta-feira (01/07), o transporte de pacientes renais do SUS, moradores da cidade. A Associação dos Doentes Renais e Transplantados de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Adortrans), que há anos fazia o transporte, comunicou à Semusa no mês passado que não teria mais condições de dar continuidade ao serviço. Com a pandemia, a Associação dos Doentes Renais viu despencar as doações feitas pela população e em razão da falta de recursos teve que tomar essa decisão.

Em razão disso, a prefeitura assumiu o transporte dos pacientes renais do SUS através da contratação de uma empresa para este serviço e, sendo assim, os pacientes continuarão tendo conforto, sendo buscados e levados para casa. O serviço, que leva os pacientes de segunda a sábado, para tratamento, incluindo e hemodiálise, no Complexo de Saúde São João de Deus, será mantido sem interrupção, conforme garantiu a Semusa.

De acordo com o diretor de Regulação da Semusa, Érico Souki, esse serviço é muito importante para a população. “Esta transição está sendo feita de forma amigável e os pacientes não ficarão desassistidos, eles podem ficar tranquilos que o transporte não será interrompido”, afirmou.

ADORTRANS

A Adortrans foi fundada em 1999 pelo radialista Jarbas Gomes (in memorian), que em 1992 descobriu sua insuficiência renal, tendo passado por um transplante. Fundou a Associação, que hoje presta um relevante serviço de apoio aos doentes renais da cidade e região. Por força de um projeto do vereador Rodsyson do Zé Milton, Jarbas virou nome de rua no bairro Niterói em 2009. Também em 2009, por inciativa do então vereador Geraldinho da Saúde, foi criada a Semana Jarbas Gomes, que é a Semana Municipal de Combate a Doença, comemorada anualmente no período de 7 a 13 de março, tendo como objetivo alertar a população da gravidade da doença renal e apoiar os portadores de insuficiência renal crônica.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: