Em outubro de 2020, às vésperas das eleições municipais, o então candidato a prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, assinou um termo de compromisso com o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram). Entre os vários compromissos assumidos, o então candidato, que se tornou o prefeito da cidade, garantiu a realização de concurso público para acabar com o excesso de contratos temporários na administração municipal. A promessa será cumprida, segundo garantiu o secretário municipal de Administração, Thiago Nunes, durante audiência pública na Câmara.
NÚMEROS
De acordo com os números oficiais da Secretaria Municipal de Administração (Semad), apresentados em audiência pública na Câmara Municipal, a Prefeitura contabiliza hoje 5.369 servidores. São 3.201 efetivos, o que representa 59,62% da mão de obra da administração municipal. O restante, 2.167 funcionários, representam 40,36% do total de servidores, assim distribuídos:
- 747 trabalhadores sob o regime de contratos temporários (32,53%);
- 86 sob o regime de CLT (1,6%)
- 254 estagiários (4,73%)
- 10 agentes políticos (0,18%)
- 5 conselheiros tutelares (0,09%)
CONCURSO
O secretário de Administração, Thiago Nunes, admite que o número de contratos temporários na prefeitura é muito alto, porém garante que essa distorção será corrigida com a realização do concurso público, que abrirá mais de 1.500 vagas para a Prefeitura de Divinópolis.
“Quando se fala de um número de contratados muito alto, é que não existia um concurso público vigente e na ampliação de políticas públicas, como no caso da educação que teve sua capacidade ampliada, fazendo com que os números dos contratos temporários fossem elevados”, afirmou Thiago. “Já estamos na fase final de levantamento de cargos e vagas. A previsão é de que será o maior concurso da Prefeitura na história de Divinópolis com mais de 1.500 vagas efetivas para a administração”, concluiu o secretário.
Thiago Nunes não definiu uma data específica, mas garantiu que o edital para o concurso será publicado até o dia 31 de dezembro. O número de vagas e cargos disponíveis só serão conhecidos ao fim do trabalho da comissão organizadora, que iniciou esse levantamento no início do mês de junho.
Sobre a ampliação dos números na educação infantil municipal citado por Thiago Nunes, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o número de professores foi elevado de 30 em 2022 para 112 esse ano. Ainda segundo a Semed, são 37 unidades escolares de educação infantil, com 426 turmas e 7.083 crianças de dois a cinco anos. O total de alunos na rede municipal de ensino subiu de 13.486 m 2022 para 14.084 esse ano.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram