O secretário municipal de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, admitiu que faltam medicamentos na Farmácia Complementar do município. O secretário falou à Comissão de Saúde da Câmara Municipal essa semana e disse que o problema está sendo causado pela falta de fornecedores. Alan Rodrigo afirmou, ainda, que a Prefeitura está providenciando a abertura de processos administrativos de compra para amenizar o problema.
“Até mesmo a forma [de compra] direta, dispensando a licitação, o Executivo tentou, mas não obteve êxito. A dificuldade na aquisição de medicamentos não é apenas em relação ao município, mas sim a nível mundial, já que a China, uma das principais fornecedoras, encontra-se com dificuldades na exportação”, justificou o secretário.
De acordo com o vereador José Braz (PV), presidente da Comissão de Saúde, “a falta de medicamentos na Farmácia Municipal é uma realidade e está causando grandes transtornos para a população, especialmente, os mais carentes”. Braz disse ainda que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará semanalmente à população, uma lista de medicamentos em falta no município, para que todos estejam cientes da atual situação de fornecimento.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram