Secretaria Municipal de Educação nega municipalização do ensino, mas não explica reuniões nas escolas para discutir o assunto

Compartilhe essa reportagem:

Questionada por vereadores a secretária municipal de Educação, Andréia Dimas, disse que desconhecia o assunto (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Depois de um longo silêncio, a Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis (Semed) decidiu se manifestar sobre as informações divulgadas nos últimos dias sobre a possível municipalização de escolas da rede estadual na cidade. Numa nota curta, pouco esclarecedora, a Semed afirmou: “(Sic) Não haverá municipalização de escolas estaduais. Todas as notícias a esse respeito são inverdades, fake news. A Semed repudia toda e qualquer forma de disseminação de informações enganosas que alegam articulações entre as redes municipal e estadual que firam os direitos das crianças e adolescentes do município ou sejam controversas ao avanço da expansão do atendimento de qualidade a seus estudantes”.

Sobre a Escola Municipal Darcy Ribeiro a Semed disse: “(Sic) a Prefeitura de Divinópolis intensificou nos últimos meses, o monitoramento das ações de construção da Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, que nunca foram paralisadas nessa gestão”.

A nota distribuída pela Prefeitura em nome da Semed é apócrifa, já que não consta o nome do responsável por seu conteúdo. A nota também se omite a respeito de reuniões já realizadas pela Superintendência Regional de Ensino (SRE), como ocorreu na Escola Estadual do Bairro Belo Vale. A reunião foi confirmada pelo Portal do Sintram, portanto não foi uma fake news. No encontro, a superintendente regional de Ensino, Luiza Amélia Coimbra, comunicou que a Escola será fechada e absorvida pelo Escola Municipal Padre Guaritá, se transformando em um anexo da escola do município. A nota da Semed não comentou essa reunião.

A nota distribuída pela Prefeitura na tarde desta quarta-feira (23) em nome da Semed, também ignorou as informações sobre o Cemei Professora Maria Dalva e as escolas estaduais São Vicente Nossa Senhora do Sagrado Coração, que também estão para ser fechadas e transformadas em anexos de escolas municipais.

As notícias sobre a municipalização publicadas pelo Portal do Sintram, tiveram como fontes a Câmara Municipal e as escolas envolvidas. O Sintram pediu manifestação da Prefeitura na segunda-feira (21). “Não tem nada oficial, não recebemos nada”, foi a resposta enviada pela Diretoria de Comunicação, Samara Souza. Também foi feito questionamento à Superintendência Regional de Ensino, que não quis se manifestar.

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Municipal de Divinópolis (Sintemmd) informou que pediu uma reunião com a secretária municipal de Educação, Andréia Dimas, para discutir o assunto.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: