Mais de 600 veículos fiscalizados e infrações que vão desde motoristas inabilitados a apreensão de drogas

A Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans) divulgou nesta terça-feira (2) um balanço da fiscalização no tráfego urbano no mês de agosto em parceria com a Polícia Militar. De acordo com a Settrans, a fiscalização consistiu em blitzes repressivas e educativas e no período mais de 600 veículos foram verificados. Informou, ainda que as blitzes tiveram como objetivo garantir a segurança viária, coibir irregularidades e reforçar o cumprimento das normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
As operações resultaram em diversas ocorrências, entre elas, remoções de veículos por falta de licenciamento, retenções de condutores sem habilitação e registros criminais. Durante uma das abordagens, foram apreendidos dois tabletes de maconha com um motociclista que tentou fugir da fiscalização. Em outra situação, os agentes interceptaram um motorista que usava tornozeleira eletrônica. Também foi flagrado um adolescente de 16 anos conduzindo uma motocicleta em mau estado de conservação, situação que representava risco para a segurança coletiva.
Além da fiscalização repressiva, houve ainda caráter educativo. Em uma das operações, até mesmo um veículo de autoescola foi autuado por irregularidades, reforçando que a legislação de trânsito vale para todos, inclusive para instituições de ensino.
As blitzes foram realizadas em vias de maior volume de trânsito, como avenidas Paraná e JK, ruas Goiás, Paraíba e Rio Grande do Sul, além de bairros estratégicos. Em algumas ocasiões, as operações ocorreram de forma simultânea em mais de uma via, aumentando a eficácia das fiscalizações e dificultando a fuga de infratores.
O secretário municipal de Trânsito, Lucas Lopes Estevam, destacou a importância das ações. “Essas blitzes reforçam o compromisso da Prefeitura e da Settrans com a vida e a segurança de todos. Ao retirar de circulação veículos irregulares e coibir práticas criminosas, estamos prevenindo acidentes e salvando vidas.”
Principais resultados:
- Mais de 600 veículos fiscalizados;
- Remoção de veículos por falta de licenciamento;
- Condutores sem CNH identificados e autuados;
- Apreensão de entorpecentes e detenção de suspeitos;
- Adolescente flagrado pilotando motocicleta em más condições;
- Integração com a Polícia Militar em todas as operações.
Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD