Secretaria de Estado da Saúde confirma quatro casos de varíola dos macacos em Divinópolis

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou nesta quinta-feira (13), que Minas Gerais registra 536 casos de Monkeypox (varíola dos Macacos) confirmados por exames laboratoriais. Outros 1.607 casos foram descartados e há 308 casos suspeitos.

A SES-MG confirma o segundo óbito pela doença no estado, ocorrida no último domino. Trata-se de um homem, de 21 anos, residente em Pouso Alegre, com comorbidade. O paciente foi internado para isolamento, mas com a piora em seu quadro clínico devido a um choque séptico, evoluiu a óbito. A primeira morte pela doença foi confirmada em Minas no dia 28 de julho. A vítima foi um paciente de 41 anos, do sexo masculino, residente em Belo Horizonte e natural de Pará de Minas.

DIVINÓPOLIS

No boletim divulgado nesta quinta-feira (13) a SES informou que em Divinópolis já são quatro casos confirmados da varíola dos macacos. A Secretaria não forneceu maiores detalhes. Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou que havia apenas um caso confirmado, acrescentando que cinco casos aguardavam as análises. Portanto, no cruzamento das duas informações, em apenas uma semana foram três novos casos confirmados em Divinópolis.

Nos demais municípios que integram a base do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) até agora não foi confirmado nenhum caso da varíola dos macacos.

COVID 19

No boletim da covid-19 divulgado nesta quinta-feira (13), a Semusa informou que já foram notificados 175.838 casos em Divinópolis. Já são 41.846 casos confirmados, o que significa que quase 20% da população divinoplitana já contraiu o vírus. Desde o início da pandemia, já são 738 mortes na cidade, sendo 395 homens e 343 mulheres.

No boletim divulgado ontem, a Semusa informou apenas um paciente de covid-19 está internado na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Santa Mônica. Em enfermarias são dois pacientes, sendo duas crianças, uma internada no Hospital Santa Mônica e outra no Hospital São de Deus.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram