A vice-prefeita Janete Aparecida, e o representante do Sebrae em Divinópolis, no lançamento do programa Comunidade Empreendedora em março do ano passado (Foto: Diretoria de Comunicação/PMD)

Após a publicação da reportagem pelo Portal Do Sintram sobre a missão mineira em Medellin, na Colômbia, o Sebrae Minas, responsável pela comitiva, emitiu nota sobre a viagem. De acordo com o órgão, “a missão técnica a Medellín (Colômbia), está vinculada ao programa Comunidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese)”

O Sebrae informa que o programa “visa estimular o empreendedorismo e impulsionar a competitividade dos pequenos negócios localizados em regiões consideradas periféricas, e de grande vulnerabilidade social, aprimorando a gestão desses empreendimentos e promovendo cooperação, criatividade e geração de novas oportunidades de trabalho e renda”. Atualmente, cinco municípios integram o Comunidade Empreendedora: Belo Horizonte, Betim, Ribeirão das Neves, Montes Claros e Divinópolis.

Em Divinópolis, o programa Comunidade Empreendedora foi lançado em março do ano passado. Segundo o Sebrae, no seu segundo ano, o programa já apresenta resultados concretos. A entidade explica que, no primeiro ano, foi realizado um mapeamento do número total de empreendedores que atuam nas periferias de Divinópolis, identificando 2.762 empreendimentos, em 14 bairros, entre empreendedores informais, microempreendedores individuais (MEI) e microempresas. A maioria dos negócios ainda apresenta um baixo nível de maturidade.

Ao longo de 2025, o programa vai promover cerca de 30 encontros de capacitação, com treinamentos e palestras sobre temas relacionados à formalização, estratégias de precificação, gestão de fluxo de caixa e capital de giro, além de planejamento de conteúdo para redes sociais. A iniciativa atenderá 120 empresas selecionadas.

Entre as ações já realizadas, o Sebrae destaca a 1ª Feira Livre do Comunidade Empreendedora, promovida nos meses de abril e maio, nos bairros Vila das Roseiras e Copacabana, que reuniu cerca de 40 expositores locais, “movimentou a economia da comunidade e fortaleceu a divulgação de produtos e serviços desenvolvidos por empreendedores da região”.

COLÔMBIA

O Sebrae afirma que “a missão técnica a Medellín integra as ações de capacitação e intercâmbio previstas no programa, permitindo que gestores públicos e lideranças conheçam experiências de referência internacional em inclusão produtiva, inovação social e desenvolvimento econômico em comunidades”. Informou, ainda, que todas as despesas relacionadas à participação são custeadas pelo Sebrae Minas e estão previstas no orçamento da entidade.

O Sebrae afirma que o Comunidade Empreendedora, lançado em 2023, já envolveu 32 comunidades e bairros periféricos em Minas Gerais, com 8.854 empreendedores visitados e orientados. “A expectativa é que as práticas e soluções conhecidas na missão técnica em Medellín ampliem os impactos positivos do programa em Divinópolis e nas demais cidades atendidas, uma vez que a cidade colombiana já enfrentou com sucesso esse desafio”, afirmou a nota da instituição. “Todas as ações e investimentos seguem critérios técnicos e estratégicos, visando o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e o fortalecimento da economia local”, finalizou.

Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *