A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou através de nota, que até o momento, não houve registro de casos no estado da subvariante da Ômicron BQ.1e da covid-19 no Estado. Informou, ainda, que também não foi emitido nenhum comunicado de risco em Minas.
De acordo com o levantamento feito pela SES, no mês de outubro, a média diária de notificações foi de aproximadamente 100 casos. Já no mês de novembro, a média nos 15 primeiros dias é de cerca de 140 casos diários, um aumento de 40% em relação ao último mês. É preciso considerar a possibilidade de inserção retroativa de casos em função dos feriados de novembro, sendo necessário analisar ao longo das próximas semanas se há um aumento real das notificações.
Em relação aos dados assistenciais, estes ainda não refletem o agravamento da pandemia. No mês de novembro, a média de internações alcançou cerca de 14 por dia. Comparativamente, o mês de outubro finalizou com a média diária de aproximadamente 26 internações.
Quanto aos óbitos por covid-19, em outubro, foram 37 registros; em novembro, até dia 16, foram registrados 18 óbitos, numa média bem próxima à do mês passado.
Fonte: SES-MG