Warning: Undefined variable $post in /home/sintr242/public_html/wp-content/plugins/image-for-open-graph-meta/og_tags.php on line 26

Warning: Attempt to read property "ID" on null in /home/sintr242/public_html/wp-content/plugins/image-for-open-graph-meta/og_tags.php on line 26
 (37) 3216-8484  Avenida Getúlio Vargas 21 Centro, Divinópolis - MG
Compartilhe essa reportagem:

Jair Bolsonaro é o principal réu do grupo 1 da trama golpista (Valter Campanato/Agência Brasil)

Os oito réus, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, já entregaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) suas alegações finais na ação penal que tem como alvo o núcleo Um da trama golpista. O grupo é composto pelos que foram apontados pela Polícia Federal e a Procuradoria Geral da República como os líderes da conspiração que visava reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, governasse.

O prazo para as últimas manifestações se encerrou nesta quarta-feira (13), quando sete dos oito réus entregaram suas defesas por escrito. Um deles, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, teve que entregar as alegações finais antes, por ser delator da trama.

A legislação criminal prevê que os réus não delatores têm o direito de sempre se manifestarem por último, para que possam ter pleno conhecimento de tudo que são acusados antes de preparar a própria defesa.

Pela mesma razão, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, como titular da denúncia formal, foi o primeiro a entregar as alegações finais no caso, ainda em julho.

O procurador da República pediu a condenação de todos os acusados por cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolir violentamente o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado da União.

A exceção é o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). Com base no argumento de imunidade parlamentar, ele obteve de seus pares, em votação na Câmara, a suspensão do processo em relação aos crimes supostamente cometidos após a diplomação.

Todos os réus negam os crimes e pedem a absolvição de todas as acusações. Em geral, os advogados optaram por não se aprofundar na contestação da existência de uma trama golpista em si, focando em vez disso na afirmação de que, se existiu algum plano antidemocrático, seu cliente não está envolvido.

O caso agora será julgado pelos cinco ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal:

Não há prazo definido para que o processo seja pautado por Zanin, presidente da Primeira Turma. O ato depende da liberação da ação para julgamento pelo relator. É possível que o caso seja julgado a partir de setembro. 

Confira abaixo o que disse a defesa de cada um dos oito réus da ação penal 2668, que têm como alvo o “núcleo crucial” da trama golpista.

JAIR BOLSONARO

Em 197 páginas, a equipe de advogados de Bolsonaro, liderada pelos criminalistas Celso Vilardi, Paulo Cunha Bueno e Daniel Tesser, chamou a acusação feita por Gonet de “absurda” e “golpe imaginado”.

Os defensores insistiram na falta de provas que pudessem colocar o ex-presidente inequivocamente no centro da trama golpista.

A defesa não negou, por exemplo, o depoimento do general Freire Gomes, ex-comandante do Exército que relatou ter alertado Bolsonaro a não assinar nenhum ato que representasse uma ruptura com a ordem democrática. Os advogados afirmaram, contudo, que nada foi além de “cogitação” e “brainstorm”.

“Ao fim, e conforme será adiante demonstrado, estas conversas – ou “brainstorm”, para usar a descrição da principal testemunha da acusação – não passaram, quando muito, de cogitação. Não existe prova que retire o tema deste espaço distante e dissociado de qualquer ato de execução”, diz a defesa.

A defesa de Jair Bolsonaro também pediu a anulação da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente que deu detalhes sobre a trama. Um dos pontos contestados, por exemplo, diz respeito à existência de um plano para assassinar Moraes.

“O texto que previa apenas a prisão do ministro Alexandre de Moraes também não existe; nunca foi encontrado”, escreveu a defesa. Bolsonaro, na verdade, determinou a transição de governo, e não um golpe, sustentaram os advogados, concluindo que “não há como condenar Bolsonaro com base na prova produzida nos autos”.

WALTER BRAGA NETTO

A defesa do general da reserva do Exército Walter Braga Netto negou a participação dele em qualquer plano golpista e também atacou a delação de Cid, afirmando que o ex-ajudante de ordens foi “obrigado a mentir”. Além de ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, Braga Netto foi candidato a vice na chapa de Bolsonaro derrotada nas eleições de 2022.

Em diversos trechos, a defesa chama Cid de mentiroso, rebatendo afirmações do tenente-coronel e afirmando que o general Braga Netto não tinha conhecimento sobre nenhum plano chamado “Punhal Verde e Amarelo” nem entregou dinheiro para a condução de qualquer planejamento golpista.

“Não há, para além da palavra de um delator reconhecidamente mentiroso, qualquer elemento de prova que demonstre que o Gen. Braga Netto tenha tomado ciência, elaborado ou financiado qualquer operação clandestina com intuito golpista”, diz a peça.

ANDERSON TORRES

Os advogados do ex-ministro da Justiça Anderson Torres pediram a absolvição, afirmando que ele não cometeu nenhum crime. Torres ocupou o Ministério da Justiça no governo Bolsonaro e era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal durante os atentados do 8 de janeiro.

A defesa rebateu, por exemplo, que uma “minuta de golpe” encontrada na casa de Torres durante operação da Polícia Federal, uma das principais provas da acusação, possa ser considerada como prova. Segundo os advogados de Torres, a suposta minuta é um texto “apócrifo” e que só não foi descartado por descuido.

“O texto afrontava os pressupostos constitucionais do Estado de Defesa, não fazia sentido jurídico e jamais poderia ser levado a sério por qualquer jurista. Sua presença isolada, sem atos subsequentes de circulação, deliberação ou articulação, não autoriza qualquer presunção de dolo”, dizem as alegações finais da defesa.

Os advogados também buscaram afastar a omissão de Torres durante os atos de 8 de janeiro de 2023, quando ele era responsável pela segurança pública no DF e apoiadores de Bolsonaro invadiram e deprederam as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

AUGUSTO HELENO

Para a defesa, as provas colhidas durante a instrução do processo “afastam qualquer hipótese de protagonismo” na trama golpista do general da reserva do Exército Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

“Uma análise detida dos fatos narrados na denúncia revela que a conduta do general Heleno, então Ministro do GSI, foi meramente acessória e periférica em relação ao núcleo organizacional, não havendo elementos que indiquem relevância causal de sua atuação para o êxito da empreitada criminosa”, afirmou a defesa.

Os advogados defenderam que há falta de provas sobre o envolvimento de seu cliente e pediram a absolvição por todos os crimes imputados, afirmando ainda ser “leviana” qualquer associação de Heleno com a organização dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. 

ALEXANDRE RAMAGEM

A defesa do deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem negou que ele tenha ordenado o monitoramento ilegal de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de desafetos políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Os advogados pediram a absolvição de Ramagem, afirmando não haver provas de que ele tenha ordenado o uso da infraestrutura da Abin em prol dos objetivos de um plano golpista. Para a defesa, se houve ato ilegal por parte de algum funcionário da agência, a responsabilidade não pode ser atribuída ao então diretor.

“Alexandre Ramagem não pode ser responsabilizado por cada ato praticado no âmbito da Abin durante sua gestão, com base no simples fato de que era o diretor-geral do órgão, salvo se se admitisse eventual responsabilização por culpa”, dizem as alegações finais.

ALMIR GARNIER

Nas alegações finais, a defesa do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, negou que ele tenha colocado tropas à disposição de Bolsonaro e pediu a absolvição do ex-comandante da Marinha.

Os advogados apontaram para o que seriam contradições entre os depoimentos do general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, e do brigadeiro Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica. Os comandantes das outras duas forças militares à época apontaram Garnier como entusiasta de uma ruptura institucional.

“Perceba-se que apenas Baptista Júnior afirma que Garnier teria colocado tropas à disposição. Freire Gomes, que estava presente nas reuniões, afirmou apenas que ele teria se colocado ‘com o presidente’, porém no sentido de respeito hierárquico”, indicou a defesa. Tal contradição deve “ser resolvida a favor do réu”.

MAURO CID

Ainda em 29 de julho, quando apresentou suas alegações finais, a defesa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, pediu a absolvição do delator da trama golpista. Na peça, os advogados de Cid o colocam como um observador, testemunha dos fatos delatados, mas não partícipe de crimes.

Caso seja negada a absolvição, a defesa pediu o reconhecimento sobre a efetividade da delação premiada de Cid para o esclarecimento da trama golpista. Em troca, os advogados pedem que ele seja condenado a uma pena mínima de dois anos.

“Pondere-se que dentro de um quadro de dezenas de acusados, ninguém teve a coragem de Mauro Cid. Isolou-se, perdeu aqueles que considerava seus amigos, a convivência em sociedade, o exercício de sua profissão, foi e continua sendo taxado de traidor”, diz a defesa.

PAULO SERGIO NOGUEIRA

A defesa do general Paulo Sergio Nogueira, que também foi ministro da Defesa de Bolsonaro, pediu a absolvição dele e afirmou que o militar, na verdade, atuou “ativamente” contra o golpe de Estado.

Os advogados de Nogueira afirmaram que ele aconselhava Bolsonaro e afirmava ao ex-presidente que nada poderia ser feito diante do resultado das eleições e que era contrário a adoção de qualquer medida de exceção.

“Consoante extrai-se da prova dos autos, o general Paulo Sérgio é manifestamente inocente tendo atuado ativamente para evitar a realização de um golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito”, disse

Com Agência Brasil


Compartilhe essa reportagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SLOTBOM

slot gacor gampang menang


Slotoppo


SLOTBOM

SLOTBOM

SLOTBOM

SLOTBOM

sbobet88 agen judi bola online

sabung ayam online

sabung ayam online

SLOTOPPO88 AGEN SABUNG AYAM SV388 RESMI

SLOTBOM

SV388 || Daftar Sabung Ayam Online Terbaik Arena Philipina 24 Jam

slotoppo88 portal slot online terpercaya di Indonesia

SLOTBOM77 penyedia permainan slot online resmi

SLOTOPPO88 slot online terpercaya

sabung ayam online

SLOTBOM77 situs selot online terpercaya dan resmi

Terima kasih atas informasinya, sangat membantu! Kunjungi juga situs kami Slotoppo Link Situs Game Online Gacor Resmi

Tukang Las Surabaya: Coba Iseng Spin Pola Lama, Akhirnya Scatter Hitam Tembus SATGASJITU

SLOTOPPO Situs Sabung Ayam Online SV388 Online 24 jam Terpercaya

SLOTOPPO88 : Link Membawa Keberutungan Dan Kebahagian

SBOBET88 : Login SBOBET Mobile Melalui Link Alternatif SBOBET WAP Agen SBOBET Terpercaya

Heboh Scatter Hitam

Scatter Hitam Pecah

Pola Turbo Scatter Hitam

Gara-Gara Scatter Hitam Muncul

Pola Spin Scatter Hitam

Scatter Hitam Bikin Saldo Meledak

Scatter Hitam Muncul 3 Kali

Scatter Hitam Hadir Tanpa Diduga

Scatter Hitam Beruntun

Scatter Hitam Bikin Heboh

Scatter Hitam Langka Turun

Scatter Hitam Malam Hari

Scatter Hitam Malam Ini

Scatter Hitam Pagi Ini

Scatter Hitam Sore Hari

Scatter Hitam 5 Kali Beruntun

Scatter Hitam Pecah di Spin Awal

Saat Menang di Mahjong Ways

Mahasiswa Sulawesi Buktikan Mahjong Ways

Scatter Pecah Beruntun

Mahjong Ways Bikin Ibu Rumah Tangga

Mahjong Ways Langka

Mahjong Ways Malam Ini

Mahjong Ways Pagi Hari Munculkan Sensasi

Mahjong Ways Sore Ini Pecah

Mahjong Ways Turunkan Jackpot

Saat Main Mahjong Ways

Menang di Mahjong Ways

Kaya dari Mahjong Ways

Hasil Mahjong Ways

Jackpot Pertama dari Mahjong Ways

Mahjong Ways Bawa Cuan

Mahjong Ways Bawa Pulang Rp200 Juta

Mahjong Ways Malam Ini

Konsisten di Sabung Ayam

Menang di Sabung Ayam Online

Sukses Taruhan di Sabung Ayam

Untung di Sabung Ayam Online

Turnamen Sabung Ayam Virtual

Auto Tajir Berkat Taruhan Sabung Ayam

Sabung Ayam Malam Hari

Sabung Ayam Malam Ini Jadi Perbincangan

Sabung Ayam Online Bandung Ramai

Sabung Ayam Online Banjarmasin Ramai

Sabung Ayam Online Bekasi Bikin Heboh

Sabung Ayam Online Pagi Ini

Viral! Sabung Ayam Bali Pecahkan Rekor

Sabung Ayam Filipina Diserbu

Sabung Ayam Online Malam Ini

Sabung Ayam Surabaya Taruhan Kecil

saat scatter hitam meledak cepat

dapat scatter hitam beruntun

heboh scatter hitam muncul

scatter hitam langsung jackpot

scatter hitam langka

kaget scatter hitam hadir

scatter hitam bawa berkah

scatter hitam beruntun empat kali

scatter hitam beruntun tiga kali

scatter hitam hadir pagi ini

scatter hitam jarang muncul

scatter hitam malam hari

scatter hitam siang hari

scatter hitam sore hari

scatter hitam 6 kali muncul

viral scatter hitam malam ini

scatter hitam tiba tiba turun

untung besar dari mahjong ways

saat scatter turun cepat

mahjong ways bikin pemula malang auto

mahjong ways langka

mahjong ways malam hari

mahjong ways malam ini hadirkan jackpot

mahjong ways pagi ini beri kejutan

mahjong ways siang ini pecahkan rekor

auto profit dari mahjong ways

untung besar dari mahjong ways

hadiah besar lewat mahjong ways

jackpot fantastis di mahjong ways

mahjong ways pertama kali langsung menang

pemuda surabaya ungkap pola baru di mahjong ways

viral mahjong ways bawa keuntungan kilat

viral mahjong ways bikin pemuda jogja bawa pulang rp100 juta

viral mahjong ways sore ini beri cuan

viral sabung ayam online solo jadi bahan perbincangan

viral sabung ayam online medan jadi ajang rebutan jackpot

sabung ayam online sore

sabung ayam online pagi ini bawa cuan

sabung ayam online malam ini hadirkan jackpot

sabung ayam online malam ini cetak rekor

sabung ayam online bikin heboh

sabung ayam online bekasi

menang perdana di sabung ayam online

untung besar dari taruhan sabung ayam online

rahasia menang di sabung ayam online

auto tajir saat main di sabung ayam online

auto cuan saat gabung sabung ayam online

untung besar dari sabung ayam online

konsisten di sabung ayam online

scatter hitam mahjong ways hadir

mahjong ways jam kerja scatter hitam

mahjong ways subuh hari scatter hitam

mahjong ways temani malam minggu

bahagia scatter hitam mahjong ways

free spin setelah scatter hitam

scatter hitam turun di mahjong ways

scatter hitam mahjong ways buka jalan jackpot

terkejut scatter hitam di mahjong ways

kemenangan setelah scatter hitam hadir

heboh scatter hitam mahjong ways muncul

terkejut scatter hitam di mahjong ways

mahjong ways bikin pemuda bandung bayar cicilan motor

scatter hitam di mahjong ways

scatter hitam hadir mendadak

scatter hitam mahjong ways jam malam

scatter hitam muncul 3 kali

scatter hitam sore hari

scatter hitam tiba tiba hadir

scatter hitam turun cepat