Reitor da UFSJ afirma que administração do Hospital Regional seria entregue a organização social pelo governo do Estado

Compartilhe essa reportagem:

Em entrevista coletiva, o reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, revelou que o governo do Estado implantaria no Hospital Regional o mesmo modelo de gestão da UPA (Foto: Reprodução/TV UFSJ)

O reitor da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Marcelo Andrade, concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (27) para falar sobre a transformação do Hospital Regional em Hospital Universitário. O anúncio foi feito na semana passada pelo Ministro da Educação, Camilo Santana.

De acordo com Marcelo Andrade o movimento para a federalização do Hospital Regional começou em 2020. “Nós já sabíamos da importância de termos um campus de prática nos cursos da área da saúde da instituição”, afirmou. De acordo com o reitor, era intenção do Estado terceirizar o Hospital Regional. “Pelo processo licitatório feito pelo Estado, era uma OS [Organização Social] a administrar o Hospital. Só que a relação com as OS são é muito difícil para inserir nossos alunos no campo de prática”, afirmou. É oportuno lembrar que a administração prevista pelo governo do Estado é o mesmo modelo adotado pelo prefeito na gestão da Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto (UPA 24h).

De acordo com Marcelo Andrade, as tentativas para repassar o Hospital Regional para a gestão federal continuaram em 2022 e 2023. “Tivemos reunião com o governador do Estado em 2022 para tentar essa parceria, mas no ano passado com a presença do governo federal com a presença do presidente Lula, tivemos a oportunidade de começar a negociar, num primeiro momento com o governo federal”, esclareceu. Marcelo Andrade lembrou que durante visita do presidente Lula na condição de candidato a presidente, ele anunciou que, se fosse eleito, faria todo o empenho para a implantação do Hospital Universitário da UFSJ em Divinópolis.

Marcelo Andrade fez questão de lembrar a participação decisiva em todo o processo. Destacou que foi no governo Lula a criação do campus da UFSJ em Divinópolis. “Criamos o curso de medicina e agora temos o  Hospital Universitário sendo viabilizado”, destacou Andrade.

Clique aqui e veja a íntegra da entrevista coletiva concedida pelo reitor da UFSJ, Marcelo Andrade

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: