A atriz Regina Duarte embarcou nesta quarta-feira (22) para Brasília para iniciar o que chama de período de testes no comando da Secretaria Nacional de Cultura. Oficialmente, a área está sem comando definido.
Neste primeiro dia ela almoçou com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto e conheceu a sede da Secretaria acompanhada do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que comanda a pasta cuja área cultural está vinculada.
Sturm foi secretário de Cultura quando João Doria (PSDB) era prefeito de São Paulo. Escolhido pelo último a ocupar a Secretaria de Cultura, Roberto Alvim, para comandar a área de audiovisual do governo federal, sua nomeação ainda não saiu no Diário Oficial da União. “Estou no aguardo de minha nomeação. Passei o dia na sede da Secretaria para receber a nova secretária”, disse ele.
Também nesta quarta-feira foi demitido o secretário-adjunto da Secretaria de Cultura, José Paulo Soares Martins. Ele assumiu interinamente o comando da estrutura após a demissão de Alvim.
Ele não apenas deixou de exercer a função de interino, como saiu da área cultural do governo federal, onde trabalhava desde 2016. A assessoria da Secretaria de Cultura não respondeu quem comandará interinamente a área.
Regina Duarte disse que aceitou fazer testes para decidir se aceita definitivamente ou não o convite para ocupar o cargo no governo. A declaração foi dada na segunda-feira (20) após reunião com Bolsonaro e o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, no Rio de Janeiro.
A função ficou vaga após a demissão de Roberto Alvim na sexta-feira (17). O dramaturgo foi alvo de uma enxurrada de críticas após parafrasear um discurso nazista ao anunciar premiação na área cultural.
Fonte: Congresso em Foco