Reformas no prédio da Câmara Municipal de Divinópolis são concluídas e reuniões retornam ao plenário principal

Compartilhe essa reportagem:

Com a conclusão da reforma, as sessões da Câmara Municipal retornaram ao plenário principal na sessão desta terça-feira (14)Fotos: Diretoria de Comunicação/CMD

A reforma no prédio da Câmara Municipal de Divinópolis, iniciada no dia 19 de janeiro, já está quase concluída, faltando apenas a instalação das novas cadeiras de assento para o público. A sessão extraordinária da Câmara desta terça-feira (14) já ocorreu no novo plenário.

Segundo a Diretoria de Comunicação, o presidente da Casa, Eduardo Print Júnior (PSDB), decidiu apressar o retorno ao plenário , uma vez que o espaço cedido gratuitamente pela Loja Maçônica Estrela do Oeste de Minas, apesar de ser confortável e possuir uma ampla área, não dispõe da acústica necessária para as reuniões.

Foram realizadas nove reuniões do prédio da Loja Maçônica, além de reuniões de comissões, o que permitiu que a Câmara Municipal de Divinópolis mantivesse toda sua dinâmica institucional parlamentar, sem prejuízo ao processo legislativo e consequentemente à população.

Em nota, a Diretoria de Comunicação disse que “o trabalho de melhoria da estrutura física da Câmara Municipal de Divinópolis foi necessário, visto tratar-se de um imóvel construído na década de 60, que abrigou o Fórum, e, desde que o Poder Legislativo aqui se instalou, no início da década de 90, nenhuma obra expressiva de conservação e manutenção do imóvel havia sido implementada”.

No mandato da Mesa Diretora anterior, que também teve na presidência do Vereador Eduardo Print Júnior, foi trocado todo o telhado da sede própria da Câmara, terminando com o drama vivido por servidores e vereadores quando chovia forte e a água escorria para dentro das salas de trabalho do segundo andar e, também, no Plenário, Plenarinho e sala da Presidência.

No final de 2022 foi realizada uma licitação, na modalidade Registro de Preço, que permitiu o empenho de cerca de 388 mil reais para a continuidade das obras de melhoria da Câmara Municipal. O primeiro ambiente a ser reformado será o Plenário com a substituição dos tacos por porcelanato, troca do porta-corpo de ferro por vidro que separa o auditório e do Plenário onde ficam os vereadores, instalação de novas longarinas mais confortáveis e estimulando os cidadãos a participarem das reuniões, audiências públicas e eventos de forma presencial. Será providenciada a substituição da porta de acesso ao Plenário por uma porta de blindex com acionamento automático para entrada e saída no auditório. O Plenário também receberá pintura nova.

A obra terá continuidade com a instalação de porcelanato no piso do Espaço de Cultura GTO e troca de todos os pisos das salas dos setores administrativos no segundo andar. Nesta primeira fase, a obra estará concentrada na melhoria do segundo andar para, logo em seguida, passar para o primeiro piso.

Com informações da Diretoria de Comunicação/CMD

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: