Companhia admite falhas e promete sanar problema em bairro afetado por cortes recorrentes

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) respondeu a um pedido de informação formulado pelo Portal do Sintram sobre as dificuldades enfrentadas por moradores da região do Bairro Mangabeiras. Conforme reportagem publicada nesta segunda-feira (18) os moradores do bairro estão sofrendo com cortes recorrentes no fornecimento de energia elétrica, situação que já perdura desde o ano passado.
Em nota, a Cemig admitiu que há problemas de ordem técnica na região do bairro e assegurou que já está adotando medidas. “A Cemig informa que identificou a necessidade de ajustes e melhorias em alguns equipamentos da rede elétrica que atende a região do Bairro Mangabeiras, em Divinópolis, e já está priorizando a execução destas melhorias, com o objetivo de reduzir as ocorrências registradas e garantir a qualidade do fornecimento de energia”, informou a Companhia.
AUMENTO DE 900%
As reclamações contra a Cemig na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por falta de energia e interrupções frequentes no fornecimento tiveram um aumento significativo em Divinópolis. A Aneel registrou somente duas reclamações procedentes de Divinópolis no primeiro semestre do ano passado por falta de energia. No primeiro semestre desse ano, o número disparou para 20 reclamações, o que representa um aumento de 900%.
O levantamento fornecido pela Aneel mostra que a situação em Divinópolis piorou muito em 2025 em relação aos últimos cinco anos, considerando somente os primeiros seis meses de cada ano. De acordo com a Agência, em 2020 foram 16 reclamações de consumidores divinopolitanos por falta de energia e interrupções frequentes. Esse número subiu para 18, em 2021. Já em 2022 foram 17 reclamações, 15 em 2023 e apenas duas no ano passado.
Com relação a todo o Estado, no primeiro semestre desse ano foi registrada uma queda de 7,56% no número de reclamações contra a Cemig. De janeiro a julho do ano passado foram 2.275 reclamações contra 2.103 no mesmo período desse ano.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação