Quinze dias após temporal do dia 14 de janeiro ruas de Divinópolis, comunidades rurais e encostas ainda esperam pelos reparos

Compartilhe essa reportagem:

Rua Dr. João Ferreira de Morais: calçadas quebradas em vãrios pontos a espera de reparos (Fotos: Jotha Lee/Sintram)

O temporal que caiu sobre Divinópolis no dia 14 de janeiro, quando choveu 114,7 mm em menos de uma hora, representou 38% de toda a chuva esperada para o mês inteiro e deixou um rastro de destruição nas zonas urbana e rural. Quinze dias após a tempestade, a cidade continua aguardando a ação da Prefeitura para providenciar os reparos em pontos e vias importantes na área urbana, como também na zona rural. Mais de 100 famílias que tiveram suas casas danificadas ainda aguardam pelo socorro, calçadas quebradas ainda não foram reparadas e muitas ruas continuam intransitáveis. A situação ainda foi agravada em razão de chuvas fortes que caíram depois do dia 14.

A demora da Prefeitura em atender a demanda está causando muitos transtornos na zona rural. Nas comunidades rurais de Boa Vista e Buritis, por exemplo, onde reside um grande número de famílias, somente na semana passada os serviços de abastecimento de água e energia elétrica foram normalizados. O acesso à comunidade dos Lopes também só foi totalmente liberado na semana passada, após desobstrução de manilhas para escoamento de água. As estradas de acesso a várias comunidades rurais ainda estão sendo desobstruídas e na zona urbana diversas vias onde há intenso tráfego de veículos ainda não foram recuperadas.

Somente na semana passada o acesso à comunidade dos Lopes foi totalmente liberado (Foto: Diretoria de Comunicação/PMD)

É o caso da Rua Dr. João Ferreira de Morais, que liga a Rua Bom Sucesso à Avenida Magalhães Pinto, passando pelos bairros Mangabeiras e Niterói. A via, que passa sob o pontilhão do Bairro Ponte Funda, ficou totalmente alagada durante a chuva do dia14 e calçadas foram quebradas e arrancadas pela força da água. Duas semanas após a chuvarada, não houve nenhum reparo em vários trechos da via e placas sinalizam o risco de acidentes. As calçadas continua quebradas e o prejuízo vai aumentando com a continuidade das chuvas.

MAIS CHUVAS

A chuva não deu tréguas em Divinópolis no mês de janeiro. Até a manhã desta terça-feira (28) choveu 54% acima da previsão para todo o mês. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do dia 1º até esta terça-feira foram registrados 394 mm, enquanto a previsão para todo o mês era de 256 mm.

Para os próximos dias a previsão é de muita chuva em Divinópolis, com possibilidade, inclusive, de tempestades torrenciais como ocorreu no último dia 14, com alagamentos, queda de árvores, desmoronamentos e corte de energia. 

De acordo com o Instituto Climatempo, de hoje até sábado estão previstos 114,2 mm de chuva em Divinópolis. Os maiores volumes são esperados quarta-feira (29), com 24,5 mm, sexta-feira (31), com 29,5mm, e sábado (01/02), com 33,4 mm. Na primeira semana de fevereiro, do dia 2 ao dia 8, são esperados 64,6 mm, com os maiores volumes previstos para domingo (2), com 28,4 mm, segunda-feira (3), com 25,8 mm, e terça-feria (4), com 31 mm.

Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação


Compartilhe essa reportagem: