O Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst) promoveu mais um encontro do projeto “Sensibilizar” no último dia 22/07 com os servidores da Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur) da Prefeitura de Divinópolis, que atuam como coveiros nos cemitérios municipais. O projeto, que tem como foco a promoção da saúde física e mental no ambiente de trabalho, conta com apoio do Sintram, que oferece nos encontros um café para confraternização dos trabalhadores. No último encontro, o tema escolhido para debate foi “Acolhimento”. A reunião foi na sede da Secretaria de Cultura, sendo cumpridas as recomendações de segurança à saúde nesta situação de pandemia do Covid-19.
A psicóloga Fernanda Santos conduziu o debate e a assistente social, Rafaela Silva, e a enfermeira do trabalho, Inara Tavares, foram mediadoras do encontro. A psicóloga explicou o foco da discussão e a importância do tema trabalhado com os servidores. “O objetivo foi proporcionar um compartilhamento das experiências vivenciadas por eles no dia a dia do trabalho, os desafios, os sofrimentos, especialmente agora com a questão da pandemia. Como profissionais, que cuidam da morte, eles precisam ser cuidados também, até porque são eles que estão presentes no momento de maior sofrimento das famílias, no momento de despedida do ente querido. Eles sofrem juntos, muitas vezes são obrigados a silenciar os próprios sentimentos para prestar o trabalho e proporcionar o cuidado necessário. Eles acabam não tendo com quem compartilhar suas dores, tem que lidar ainda com muitos desafios da profissão e são poucos reconhecidos na sociedade”, explicou.
Fernanda ressaltou ainda que momentos de reflexão sobre o trabalho como esses que estão sendo proporcionados pelo Projeto são importantes para todos os trabalhadores. “Como profissional da área considero que momentos para parar para pensar o trabalho é muito importante. Deveria ser uma prática continua em todos os setores, em todo ramo profissional porque são momentos que permitem esclarecimentos, compartilhamentos, alívio de sofrimentos e troca de experiência. Surgem muitas ideais inovadores desses encontros e ,acima de tudo, acho muito importante permitir o reconhecimento do trabalho pelos próprios colegas. Isso dá um novo sentido ao trabalho”, destacou a profissional.
Oportunidade
O retorno dos servidores sobre o projeto tem sido muito positivo. O servidor Roger Marques, que há 18 anos trabalha na Prefeitura, destacou a oportunidade de troca de conhecimento e confraternização com os colegas. “É muito bom esses encontros, a gente fica aprendendo mais com os outros e conhecendo as pessoas e depois tomamos um café, batendo um papo. A gente fica muito isolado”, disse.
O servidor Lucas Pereira, que ingressou na Prefeitura no ano passado, também aprovou o projeto e aponta que já houve melhorias no local de trabalho. “Está sendo de suma importância para nossa classe (oficial de serviços coveiro) desde o primeiro encontro que tivemos em 2019 conseguimos grandes avanços e melhorias pra os cemitérios”, destacou.
Diálogo
A assistência social do Cresst e também diretora de comunicação do Sintram, Rafaela Silva, destacou que foi muito gratificante a promoção deste segundo encontro com os trabalhadores, momento que houve muita interação entre os presentes. “O tema Acolhimento foi tratado de todos os ângulos, tanto do acolhimento para com o servidor, como com as famílias enlutadas, essa necessidade de se conversar sobre o trabalho para poder chegar a um melhor resultado. Tudo isso foi trabalhado e os servidores ficaram muito satisfeitos, colocaram para gente que eles nunca foram ouvidos e isso é importantíssimo”, destacou Rafaela.
Apoio
A presidente do Sintram, Luciana Santos, destacou o apoio do sindicato ao projeto e disse que espera que os encontros continuem e que sejam expandidos para as demais secretarias, visto que iniciativas como essa são fundamentais para criação de um ambiente de trabalho mais humano e acolhedor. “O retorno que os servidores têm nos passado é super positivo e parabenizamos a equipe do Cresst por estarem dando sequência a esse importante projeto. A diretoria do Sintram tem satisfação de ser parceira em iniciativas como essas que permitem o cuidado e atenção aos nossos servidores, trabalhando o diálogo, a troca de experiências, os sofrimentos. Isso é muito importante na construção de um ambiente de trabalho saudável e acolhedor”, disse.
Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram
Fotos: Divulgação Cresst