Projeto Fazendo Arte celebra vinte anos e ganha casa nova

Compartilhe essa reportagem:

No palco, os meninos do Projeto comemoraram fazendo muita arte (Fotos: Diretoria de Comunicação/PMD)

Um dos mais vitoriosos projetos sociais de Divinópolis, o Fazendo Arte, está comemorando 20 anos. Com o desenvolvimento cultural e educacional de centenas de jovens, o projeto tem mudado vidas. No último sábado, os 20 anos do Fazendo Arte foram comemorados em praça pública. Emoção, aplausos e conquistas foram relembrados em um espetáculo na Praça do Santuário. Milhares de divinopolitanos acompanharam a apresentação histórica que contou com várias autoridades e parceiros do projeto.

A cerimônia marcou a entrega de um grande presente ao projeto. A vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Janete Aparecida, anunciou a cessão, pelo período inicial de cinco anos, de um imóvel, na entrada do bairro Esplanada,  ao Fazendo Arte. Além disso, as contas de água e energia também ficarão a cargo da administração municipal.

A conquista atende ao pedido da gestora do projeto, Lenir de Castro, que se emocionou com a notícia. Um dos principais desafios era custear o aluguel de um espaço na área Central da cidade. “Esse projeto é de Divinópolis”, enalteceu a vice-prefeita.

Janete também reconheceu a importância da iniciativa em oferecer oportunidades às crianças e adolescentes de participar de práticas artísticas com professores renomados. “Hoje é a coroação do dia a dia, dos ensaios, das conversas. O Projeto Fazendo Arte transforma vidas. Parabéns pelos 20 anos e que Divinópolis jamais deixe esse projeto acabe”, disse a vice-prefeita em discurso.

Na praça lotada, a multidão apreciou emocionantes apresentações

Lenir de Castro expressou o sentimento de nostalgia, ao relembrar os desafios e as conquistas ao longo dos 20 anos. “É uma grande emoção. Eu já chorei, me emocionei muito. O terceiro setor é difícil, hoje atendemos mais de mil crianças e adolescentes. É um dia de celebrar, com alegria e gratidão aos parceiros. É muita emoção saber que tantas vidas foram transformadas. Tantas pessoas que ajudamos a encontrar felicidade, a ser pessoas melhores do que já eram. Sou muito grata”, agradeceu.

O secretário de Cultura (Semc), Diniz Borges, acompanha de perto o projeto há 11 anos. “O projeto Fazendo Arte, além de levar amor à arte, tira as crianças da vulnerabilidade social, levando todas elas para o caminho correto”, destacou.

Especialista em Responsabilidade Social e Relações Institucionais da Gerdau, Conceição Maciel também parabenizou a longevidade do projeto. “É a transformação na vida de muitas pessoas. Isso tem a ligação com nosso propósito de empoderar pessoas que constroem futuros. Estamos vendo aqui toda essa caminhada, essa transformação de cada família e criança. Toda a cidade ganha por tudo isso que está acontecendo aqui. Vida longa ao projeto Fazendo Arte”, afirmou.

Também participaram da solenidade, a deputada estadual Lohanna França, o vereador Roger Viegas, o presidente do Sicoob Rede União, Jordélio Rabelo, e a representante da Construarcos, Laura.

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), que libera o seu setor de comunicação para publicações de reportagens sobre as atividades do projeto, aproveita a ocasião para cumprimentar a todos OS envolvidos nessa grande iniciativa de transformação de vidas.

Com informações da Assessoria de Imprensa

 

 


Compartilhe essa reportagem: